REDD+ significa Redução de Emissões provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal (REDD) e
também inclui a conservação e aumento dos estoques de carbono florestal e o manejo sustentável
das florestas (REDD+). Em outras palavras, o mecanismo possui como base a diminuição do desmatamento, conservação da floresta em pé, uso apropriado da terra e florestas, além do aumento nos estoques de carbono.
Como sabemos, as florestas têm um papel essencial na regulação do clima, na conservação da biodiversidade e na proteção das bacias hidrográficas.
Com o mecanismo REDD+, proprietários são incentivados a manter suas florestas nativas em pé por meio da venda dos créditos de carbono gerados.
A concretização de um projeto de REDD+ começa com um estudo para avaliar o risco do desmatamento na região e o tamanho da área de floresta
que será conservada. Após o estudo, o projeto deve prever quais são as estratégias a serem adotadas para que a área seja efetivamente conservada: aumento de fiscalização, manejo sustentável, atividades com
benefícios sociais e ambientais para a região, alternativas de geração de renda para a população que antes precisava desmatar, recuperação de áreas degradadas, etc.
O projeto é então implementado e acompanhado com monitoramento e avaliações periódicas, capazes de medir a quantidade de CO2 evitada e também o sucesso das
ações implementadas. Cada tonelada de carbono evitada equivale a 1 crédito de carbono, que é verificado de acordo com padrões internacionais e disponibilizado em plataformas de registro.
A compra dos créditos gera conversão financeira para o projeto e consequências benéficas diretas para as comunidades ao entorno das florestas.
Já se foi o tempo em que o investimento em questões ambientais era apenas marketing para a empresa. Agora, a valorização financeira e
também o engajamento de funcionários e clientes finais depende de como a organização se posiciona e atua por um mundo mais sustentável.
Investir em REDD+ é uma solução inovadora e uma das estratégias mais indicadas para incluir e melhorar a performance da empresa em práticas ESG (Environmental, Social, Governance).
A empresa ainda passa a contribuir ativamente com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, saiba como, clicando aqui.
Neutralize suas emissões, e além de contribuir para o combate às mudanças climáticas, apoie a conservação da Amazônia e diversos programas sociais, ambientais e econômicos nesse bioma.
Quando
investimento em
com o fim do desmatamento
na Amazônia
Veja as contribuições de nossos projetos REDD+ para os
objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU