MARAJÓ

Breves, Ilha do Marajó / PA, Brasil
Cobenefício Principal
Biodiversidade
Cobenefícios relacionados
Tipo de projeto
REDD
Ecossistema
Amazônia
Standards
VCS + SOCIALCARBON®
Registro
Verra Registry

CONSERVAÇÃO DA FLORESTA AMAZÔNICA

Localizado no interior da Ilha do Marajó, em uma das regiões de maior vulnerabilidade social e com baixíssimo Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil, o projeto Ecomapuá Amazon REDD contribui ativamente para a redução do desmatamento, geração de renda alternativa paras as comunidades locais e com o desenvolvimento sustentável da região. Apenas na primeira década do Ecomapuá, a região apresentou 60% menos de perda florestal do que a área ao entorno.

Atualização junho de 2020

Em junho de 2020, a 2ª verificação do Ecomapuá Amazon REDD Project foi concluída. Isso significa que o projeto atende a todos os requisitos do Padrão Verified Carbon Standard (VCS) e pode gerar créditos de carbono até pelo menos 2022.

ODSs contempladas com o Ecomapuá

 

O Ecomapuá Amazon REDD Project já evitou o desmatamento de 3.513 hectares de terra, ou seja, cerca de 37.940.400 m2 de área e, por isso, deixamos de emitir 1.623.272 tCO2e para a atmosfera.

O projeto de REDD na região apoia aproximadamente 450 famílias locais e é avaliado, no aspecto socioambiental, pelo padrão de certificação Carbono Social.

 

Por meio dessa metodologia, comprovamos a evolução socioambiental nos seguintes aspectos:

  • Consultas frequentes às comunidades, cooperativas e demais partes interessadas a nível local que propiciam uma comunicação sinérgica entre equipe técnica e as pessoas impactadas pelo projeto.      
  • O projeto também fortalece alternativas de geração de renda para as comunidades locais, como os Produtos Florestais Não Madeireiros (PFNM).
  • Ecomapuá Amazon REDD Project também possibilitou a criação da cooperativa COAMA composta por mais de 30 famílias das comunidades locais.
  • Hoje, a comunidade local realiza uma certificação bianual do açaí e organiza a produção graças ao projeto.
  • O Ecomapuá também possibilitou a construção de um viveiro de árvores para produção de mudas nativas com valor econômico.
  • A comunidade também tem a oportunidade de participar de cursos como agricultura e pesca sustentáveis, produção orgânica e certificação de açaí, práticas orgânicas, sustentabilidade, saúde e segurança no processo de produção, treinamentos de controle de incêndios, apicultura, dentre outros.
  • O projeto também destina doações mensais essenciais para o funcionamento da única escola da região, a Casa da Família Rural (CFR).
  • O Ecomapuá também financia bolsas de estudos em cursos de graduação para membros da comunidade.

 

No gráfico abaixo, é possível comprovar a evolução de quase 30% nos indicadores socioambientais monitorados, atingindo a nota média de 3,7 de 6.

Indicadores socioambientais do Carbono Social | Projeto Ecomapuá | Junho 2020

 

Descrição do Projeto

Localizado a 30 horas de barco da capital Belém/PA, o projeto Ecomapuá conserva cerca de 90.000 hectares do bioma amazônico na Ilha de Marajó, na jusante do Rio Amazonas.Com o projeto, a extração de recursos madeireiros foi proibida, sendo ela uma das principais causas de desmatamento da região.Além de conservar a rica biodiversidade da Amazônia, o projeto tem como objetivo encontrar alternativas de geração de renda para as comunidades locais e também contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.

Informações do Projeto

Faça o download dos arquivos abaixo para mais informações sobre esse projeto.

PIN 2018
PIN 2021

Para onde vai seu dinheiro?

Ao comprar créditos de carbono deste projeto você está apoiando, patrocinando, financiando e tornando possível a redução de emissão de gases efeito estufa e diversas iniciativas no ambito social, ambiental e econômico como as seguintes:

Benefícios sociais

  • Infraestrutura: Construção de escola, aviário, tanques para psicultura e apiário nas comunidades locais.
  • Pesquisa Social: Desenvolvimento de estudo em parceria com universidades locais para entender a realidade social das comunidades ribeirinhas residentes na área do projeto.
  • O projeto também destina doações mensais essenciais para o funcionamento da única escola da região, a Casa da Família Rural (CFR).
  • O Ecomapuá também financia bolsas de estudos em cursos de graduação para membros da comunidade.

Benefícios ambientais

  • Conservação de cerca de 90.000 hectares do bioma Amazônia.
  • Manejo sustentável da floresta: Cursos de coleta de sementes e produção sustentável de açaí para as comunidades locais.
  • Construção de viveiro para recuperar áreas degradadas com o plantio de espécies oleaginosas para incentivar a atividade de coleta de sementes, tais como andiroba e virola.
  • A região apresenta 60% menos de perda florestal do que a área ao entorno.

Benefícios econômicos

  • Geração de Renda: Promoção de diferentes cursos para incentivar alternativas de geração de renda nas comunidades.
  • Desenvolvimento regional: Com o projeto Ecomapuá, investimentos e recursos financeiros estão chegando à região para gerar desenvolvimento.
  • Ecomapuá Amazon REDD Project também possibilitou a criação da cooperativa COAMA composta por mais de 30 famílias das comunidades locais.
Quantidade de CO2e 1.623.272
Nº pessoas beneficiadas 2.400
Hectares de floresta protegidos 97.007,22