Para renovar e aprimorar a produção de duas fábricas de cerâmicas que dão nome ao projeto Las Tapias e Santander, foram implementadas práticas ecológicas que impactam positivamente toda a comunidade de Cundinamarca, na Colômbia. A metodologia do Gold Standard é inédita no país e promove a implantação de tecnologias eficientes que permitem a troca do carvão por resíduos de madeira como combustível para as fornalhas das Cerâmicas.
Além da utilização de fontes renováveis, as tecnologias elevaram a eficiência das cerâmicas em 40% e adequaram a produção aos padrões de certificação para redução das emissões dos gases do efeito estufa. Dessa forma, o projeto conta também com o apoio da organização internacional World Wide Fund for Nature (WWF).
E tudo isso foi realizado com o apoio e as opiniões das comunidades e organizações locais. Afinal, a relação com essa população é muito importante para o sucesso da iniciativa. Além disso, o projeto realiza o acompanhamento da saúde e da segurança ambiental dos funcionários e promove a inclusão de indivíduos vulneráveis, como refugiados e povos tradicionais.
O projeto Las Tapias e Santander é desenvolvido há sete anos em Cundinamarca. Durante seu primeiro período creditício (2013-2020), evitou a emissão de 108.987 toneladas de gases de efeito estufa para a atmosfera. Além disso, sua metodologia comtempla três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas:
![]() |
![]() |
![]() |
ODS 7 Energia Limpa e Acessível: o projeto implantou tecnologias eficientes que diminuem as emissões e controlam permanentemente a qualidade do ar, além de reduzir o uso de combustível fóssil e facilitar o acesso aos serviços de energia limpa e renovável.
ODS 8 Trabalho Decente e Crescimento Econômico: Las Tapias e Santander acompanham a saúde e as condições de trabalho dos funcionários em toda a cadeia produtiva.
ODS 13 Ação contra a Mudança Global do Clima: o projeto visa a neutralidade de emissões de carbono, com a mudança de um combustível fóssil para uma biomassa renovável e promove, assim, a proteção do bioma local, o Bosque Andino.
Ao comprar créditos de carbono deste projeto você está apoiando, patrocinando, financiando e tornando possível a redução de emissão de gases efeito estufa e diversas iniciativas no ambito social, ambiental e econômico como as seguintes: