LAS TAPIAS E SANTANDER

Cundinamarca, Colômbia
Cobenefício Principal
Bem Estar do Trabalhador
Cobenefícios relacionados
Tipo de projeto
Eficiência Energética
Ecossistema
Bosque Andino
Standards
The Gold Standard®
Registro
Gold Standard Registry

Aliando a eficiência energética e o desenvolvimento econômico com a sustentabilidade

Para renovar e aprimorar a produção de duas fábricas de cerâmicas que dão nome ao projeto Las Tapias e Santander, foram implementadas práticas ecológicas que impactam positivamente toda a comunidade de Cundinamarca, na Colômbia. A metodologia do Gold Standard é inédita no país e promove a implantação de tecnologias eficientes que permitem a troca do carvão por resíduos de madeira como combustível para as fornalhas das Cerâmicas.

Além da utilização de fontes renováveis, as tecnologias elevaram a eficiência das cerâmicas em 40% e adequaram a produção aos padrões de certificação para redução das emissões dos gases do efeito estufa. Dessa forma, o projeto conta também com o apoio da organização internacional World Wide Fund for Nature (WWF).

E tudo isso foi realizado com o apoio e as opiniões das comunidades e organizações locais. Afinal, a relação com essa população é muito importante para o sucesso da iniciativa. Além disso, o projeto realiza o acompanhamento da saúde e da segurança ambiental dos funcionários e promove a inclusão de indivíduos vulneráveis, como refugiados e povos tradicionais.

Atualização 2020

O projeto Las Tapias e Santander é desenvolvido há sete anos em Cundinamarca. Durante seu primeiro período creditício (2013-2020), evitou a emissão de 108.987 toneladas de gases de efeito estufa para a atmosfera. Além disso, sua metodologia comtempla três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas:

 

ODS 7 Energia Limpa e Acessível: o projeto implantou tecnologias eficientes que diminuem as emissões e controlam permanentemente a qualidade do ar, além de reduzir o uso de combustível fóssil e facilitar o acesso aos serviços de energia limpa e renovável.

ODS 8 Trabalho Decente e Crescimento Econômico: Las Tapias e Santander acompanham a saúde e as condições de trabalho dos funcionários em toda a cadeia produtiva.

ODS 13 Ação contra a Mudança Global do Clima: o projeto visa a neutralidade de emissões de carbono, com a mudança de um combustível fóssil para uma biomassa renovável e promove, assim, a proteção do bioma local, o Bosque Andino.

Descrição do Projeto

O projeto é composto por duas Cerâmicas, Las Tapias e Santander, localizadas na Colômbia, no estado de Cundinamarca.Ambas fábricas utilizavam fornos ineficientes para produção de tijolos, destinadas ao mercado regional da área metropolitana de Bogotá. Com o projeto de carbono, fornos de alta eficiência foram instalados, levando a uma melhoria de eficiência de aproximadamente 40%, reduzindo assim o uso de carvão mineral.Além disso, com o projeto, as Cerâmicas estão no processo de substituir sua matriz energética, trocando parcialmente o carvão mineral por biomassas renováveis disponíveis na região, tais como resíduos de madeira.O projeto segue o padrão The Gold Standard®, apoiado pela WWF, que, atualmente, é a certificação mais rigorosa a nível mundial para projetos de redução de emissão de GEEs. Download PDF

Para onde vai seu dinheiro?

Ao comprar créditos de carbono deste projeto você está apoiando, patrocinando, financiando e tornando possível a redução de emissão de gases efeito estufa e diversas iniciativas no ambito social, ambiental e econômico como as seguintes:

Benefícios sociais

  • Inclusão social de populações marginalizadas, como refugiados e povos tradicionais às comunidades locais.
  • Promoção do diálogo e construção democrática com a consulta pública sobre o andamento do projeto e seus impactos nas comunidades.

Benefícios ambientais

  • Redução do uso do combustível fóssil carvão mineral.
  • Uso de tecnologias mais eficientes para a melhoria de 40% na eficiência energética das fábricas de Cerâmica.
  • Em sete anos de projeto, mais de 100.000 toneladas de CO2 equivalente deixaram de ser emitidas para a atmosfera.

Benefícios econômicos

  • Substituição de fornos ineficientes por tecnologias modernas de alta eficiência energética.
  • Compra de biomassas renováveis de fornecedores locais e criação de uma cadeia de fornecimento sustentável, com a aquisição de  resíduos de madeira e efluente da produção de papel e celulose.
Quantidade de CO2e 129337
Nº pessoas beneficiadas 54
0