Com o objetivo de cultivar valores e promover uma alimentação saudável entre os funcionários e crianças da comunidade, a GGP em parceria com uma escola vizinha, oferece curso de cultivo de hortas. O curso tem duração de seis meses, e já formou quatro turmas. Segundo Alice, sócia da Cerâmica GGP, “O objetivo do curso vai além de ensinar técnicas para o cultivo de hortaliças. Também queremos que os alunos vivenciem todo o processo de uma horta, desde o preparo da terra até o consumo”.
As hortaliças são utilizadas pela escola e alunos, os quais podem levar para suas casas. Hoje, a GGP também oferece curso de alfabetização na mesma escola para trabalhadores e membros da comunidade que tenham interesse em participar. A primeira turma, com 20 alunos, irá se formar no final de 2013 “A satisfação de melhoria de qualidade de vida dos nossos funcionários não tem preço para mim”, finaliza Alice.
As Cerâmicas GGP e Sul América, localizadas no estado do Rio de Janeiro, utilizavam óleo pesado (BPF) como combustível para queima das peças. Esse óleo é um combustível fóssil derivado de petróleo, que durante a queima gera fuligem e causa danos ao sistema respiratório. Além disso, trata-se de um combustível altamente poluente e de elevada contribuição para o aquecimento global.
Frente a isso, as cerâmicas em 2006, decidiram substituir o uso do óleo por biomassa renovável (fonte limpa de energia) como combustível de seus fornos. Essa mudança, além de reduzir as emissões de gases causadores de efeito estufa e, consequentemente, gerar créditos de carbono, promove o desenvolvimento sustentável da comunidade que vive nos arredores.
Download PDFAo comprar créditos de carbono deste projeto você está apoiando, patrocinando, financiando e tornando possível a redução de emissão de gases efeito estufa e diversas iniciativas no ambito social, ambiental e econômico como as seguintes:
A Cerâmica dá suporte para essa escola, esse espaço é deles e eles cederam para ter essa escola há muitos anos. Tudo o que precisamos, falamos com eles.
Eles sempre estão apoiando.
O Carbono Social é um projeto bem legal, pois está mostrando oportunidade para nós e a gente gera oportunidades para as outras pessoas. Com o projeto, ao invés de fechar uma escola, conseguimos revitalizá-la, isso é muito bom para nossa comunidade.