Em 2014, o Grupo Tavares em busca de parceiros para produzir de maneira mais sustentável, iniciou um projeto de reutilização de águas industriais. A água utilizada hoje no processo produtivo de uma das Cerâmicas do grupo é proveniente da empresa AMBEV. O efluente industrial tratado da AMBEV é levado à Cerâmica por meio de caminhões e despejado em um reservatório na Cerâmica.
O projeto prevê a ligação da empresa com a Cerâmica por tubulações, para facilitar o transporte da água até a fábrica e evitar desperdícios. “É uma parceria muito boa, pois um ajuda o outro, é benéfico para ambos os lados” afirma o Sr. Lourival, sócio-diretor do Grupo Tavares, que planeja ampliar essa iniciativa para as outras cerâmicas do grupo.
O projeto é composto por cinco Cerâmicas do Grupo Tavares: Antônio, Eliane, Ceará, Ceagra e Santa Rita. Todas as fábricas estão localizadas na região nordeste do Brasil, no estado do Ceará. O foco do projeto é permitir a substituição da lenha nativa (biomassa lenhosa não renovável) por diversas biomassas renováveis. A troca de combustível resulta na redução de emissão de gases de efeito estufa e desencoraja o desmatamento para obtenção de lenha.
Além disso, as Cerâmicas envolvem e incentivam a participação das partes interessadas, por meio de consultas públicas. O projeto segue o padrão The Gold Standard®, apoiado pela WWF, que, atualmente, é a certificação mais rigorosa a nível mundial para projetos de redução de emissão de GEEs.
Ao comprar créditos de carbono deste projeto você está apoiando, patrocinando, financiando e tornando possível a redução de emissão de gases efeito estufa e diversas iniciativas no ambito social, ambiental e econômico como as seguintes: