BARBOSA

São Miguel do Guamá / PA, Brasil
Cobenefício Principal
Comunidade
Cobenefícios relacionados
Tipo de projeto
Biomassa Renovável
Ecossistema
Amazônia
Standards
VCS + SOCIALCARBON®
Registro
Verra Registry

AÇAÍ E DESENVOLVIMENTO LOCAL

Produto tradicionalmente consumido na região norte, o açaí alimenta toda uma cadeia produtiva e gera renda para inúmeras famílias brasileiras.

Reconhecendo a importância do fruto para o desenvolvimento da região, a Cerâmica Barbosa está atuando em conjunto com a Associação de Produtores de Açaí de São Miguel do Guamá (ABEVA).

A Barbosa está construindo a sede para a Associação e também compra os caroços de açaí para utilização como combustível nos fornos cerâmicos.

Segundo o presidente da Associação, Sr. Eliézer, “Antigamente o caroço ficava no meio da rua, tínhamos que pagar para jogar fora. Agora com o projeto de carbono, a Barbosa paga pelo caroço de açaí.

É uma grande ajuda para nós produtores”. Com a conclusão da construção da sede, os produtores terão espaço para se reunirem e produzirem polpa de açaí congelada para exportação.

Descrição do Projeto

Barbosa é uma Cerâmica produtora de tijolos localizada na região norte, no município de São Miguel do Guamá (PA).A fábrica utilizava lenha nativa da Amazônia como combustível para produzir as peças cerâmicas. Com o objetivo de mudar essa realidade, em 2007, a fábrica passou a abastecer os fornos apenas com combustíveis renováveis, como caroço de açaí, casca da castanha do Pará e serragem.A troca de combustível proporcionou redução de emissão de Gases de Efeito Estufa para a atmosfera, e possibilitou participação no mercado internacional de carbono.Hoje, a Barbosa gera créditos de carbono, e com a receita proveniente da venda dos créditos reinveste na modernização da fábrica e em benefícios para os trabalhadores e comunidade local. Download PDF

Para onde vai seu dinheiro?

Ao comprar créditos de carbono deste projeto você está apoiando, patrocinando, financiando e tornando possível a redução de emissão de gases efeito estufa e diversas iniciativas no ambito social, ambiental e econômico como as seguintes:

Benefícios sociais

  • Desenvolvimento da comunidade: Construção de sede para a Associação de produtores rurais de açaí e de um Centro de Educação Profissional no município.
  • Bem estar do trabalhador: Construção de espaço para os trabalhadores com computador, refeitório e auditório.
  • Limpeza pública: A Cerâmica contribuiu com a campanha municipal “Mutirão de limpeza”, na qual emprestou caminhões e mão de obra para coletar lixo e realizar a limpeza da cidade.

Benefícios ambientais

  • Reflorestamento: Plantio de 28.000 mudas de Acacia Mangium.
  • 100% de biomassa renovável: Utilização de caroço de açaí, casca da castanha do Pará e serragem como combustível.
  • Produção mais limpa: Realização de estudos do processo produtivo para reduzir o impacto ambiental causado pela Cerâmica.

Benefícios econômicos

  • Criação de novos mercados para fornecedores locais de biomassa.
  • Aumento de recursos financeiros para investimentos socioambientais, com a venda dos créditos.
  • Avanço tecnológico: Construção de novos fornos e instalação de controle de queima nos fornos.
Quantidade de CO2e 192630
Nº pessoas beneficiadas 518
Hectares de floresta protegidos 596