ASSUNÇÃO

Aquiraz (CE), Brasil
Cobenefício Principal
Biodiversidade
Cobenefícios relacionados
Tipo de projeto
Biomassa Renovável
Ecossistema
Caatinga
Standards
VCS + SOCIALCARBON®
Registro
Verra Registry

CONSERVAÇÃO DA FAUNA DA CAATINGA

A Cerâmica Assunção tem um projeto junto ao IBAMA que reintroduz animais silvestres retirados ilegalmente da natureza. O Sr. Lourival, dono da fábrica, optou por essa parceria, pois afirma “Não havia mais canários, sabiá, entre outros animais naturais da Caatinga. Não tinha um bocado de espécies devido à perseguição do povo”. Hoje, a realidade na região é outra, a Cerâmica possui dez viveiros que recebem os animais resgatados.

Após serem examinados, os animais ficam em quarentena para identificar o aparecimento de possíveis doenças. Após essa triagem, os animais são soltos na fazenda da Cerâmica que possui cerca de 140 hectares. O esforço da Assunção reflete na preservação da fauna do bioma Caatinga.

Para saber mais sobre os co-benefícios do projeto Assunção, acesse:http://youtu.be/Ks-MgByKpn4?list=UUgHhj1NhkE4AC8nfok2UkCw

Descrição do Projeto

A Cerâmica Assunção está localizada no Ceará, a 25 km ao sul da capital Fortaleza, no município de Aquiraz. A fábrica conta com 56 funcionários para produzir dois milhões de tijolos por mês. Por muitos anos, a Cerâmica usou lenha extraída da Caatinga como combustível para queima das peças, o que agravava o desmatamento do segundo bioma mais vulnerável do Brasil.Para contornar esse problema, a empresa investiu em equipamentos e substituiu o uso de lenha nativa por biomassa renovável, como a casca de coco. O resultado foi a redução das emissões de GEEs e a consequente geração de créditos de carbono. Além disso, com o dinheiro provindo da venda dos créditos de carbono, a Cerâmica desenvolve projetos que promovem o desenvolvimento sustentável da região. Download PDF

Para onde vai seu dinheiro?

Ao comprar créditos de carbono deste projeto você está apoiando, patrocinando, financiando e tornando possível a redução de emissão de gases efeito estufa e diversas iniciativas no ambito social, ambiental e econômico como as seguintes:

Benefícios sociais

  • Incentivo ao Esporte: Aluguel de campo de futebol para uso dos funcionários e membros da comunidade.
  • Responsabilidade Social: Contribuição com materiais de construção e recursos financeiros a centros educativos locais e para o Instituto de Câncer do Ceará, principal centro de tratamento de câncer nas regiões norte e nordeste do Brasil.
  • Inclusão social: Contratação de mulheres.

Benefícios ambientais

  • Iniciativas de gestão ambiental: Instalação de lavador de gases para reduzir a emissão de material particulado gerado.
  • Pesquisas científicas: Disponibilização do território para identificação de espécies da fauna e flora do bioma Caatinga.
  • Divulgação: Cerâmica premiada pelo SESI de Qualidade no Trabalho em 2012 na categoria de Desenvolvimento Sócio Ambiental para micro/pequenas empresas.

Benefícios econômicos

  • Desenvolvimento tecnológico: Investimento em tecnologias que representam melhores práticas tecnológicas do setor, como fornos de maior eficiência e automatização do processo produtivo.
  • Aumento de oportunidades de venda no mercado devido ao projeto de carbono que diferencia e destaca os produtos da Cerâmica.
Quantidade de CO2e 568050
Nº pessoas beneficiadas 313
Hectares de floresta protegidos 2097

Depoimentos sobre este projeto

Lourival Tacares
Proprietário das Cerâmicas

Eles prendem esses animais em sofrimento, e a gente pega, recupera e realiza a soltura.