
O Inventário de Emissões é uma das principais ferramentas para se ingressar em uma economia de baixo carbono. Através de metodologias conceituadas, o inventário mensura e quantifica as emissões diretas e indiretas de uma empresa ou evento. É o primeiro passo para a criação de um plano estratégico de redução e compensação de emissões.
Além disso, tem também a função de ajudar na criação de estratégias sustentáveis de gerenciamento de emissões da organização, e também na redução de custos das operações. Um inventário bem consolidado permite a atração de possíveis investidores, o bom relacionamento com clientes e parceiros, além do reconhecimento dos stakeholders.
Faça o seu inventário com a Sustainable Carbon
Por que fazer o Inventário de Emissões de GEE?
Hoje, no Brasil, legislações estaduais exigem a elaboração e divulgação do inventário de emissões de GEEs. Por exemplo, nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, resoluções da Cetesb e do INEA exigem o inventário para a emissão e/ou renovação de licenças de operação em vários setores.
No entanto, um inventário pode ir muito além da conformidade legal e gerar oportunidades: inovação; aumento da competitividade; melhoria da reputação e eficiência; redução de custos operacionais; alinhamento com as melhores práticas de sustentabilidade e gestão ambiental através da identificação de fontes de emissão e estabelecimento de diretrizes e ações de redução. Ao fazer um inventário, sua empresa poderá aprimorar sua gestão estratégica, valorizando e influenciando positivamente a sua cadeia de valor. O inventário pode ainda melhorar o posicionamento de mercado e gerar engajamento construtivo com as partes interessadas da sua empresa.
.