Blog

O que pode acelerar ou retardar a recuperação da floresta atingida pelo fogo

Mais de 40 mil espécies de plantas, 1,3 mil variedades de pássaros e 426 tipos diferentes de mamíferos vivem na Floresta Amazônica, a maior floresta tropical do mundo, com 6,7 milhões de quilômetros quadrados. Muitos exemplares da fauna e da flora, no entanto, estão ameaçados pelas queimadas que assolam a região há algumas semanas.

Os focos de incêndio não se limitam apenas à Amazônia brasileira e também se alastram pela Bolívia e Paraguai.

Os dados de satélite divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicam que, no decorrer deste ano, houve um aumento de mais de 80% nos focos de incêndio no Brasil em relação ao mesmo período de 2018.

Yadvinder Malhi, professor de ciências do ecossistema da Universidade de Oxford, no Reino Unido, afirma que “leva entre 20 e 40 anos, se permitirmos que a floresta se regenere”. No entanto, em entrevista à BBC News Mundo, o acadêmico ressalta que há vários aspectos que podem afetar essa recuperação.

Um deles é o quão danificado está o solo queimado. Se sofreu vários incêndios, diz ele, é mais provável que tenha danos permanentes e sua recuperação será muito mais lenta. Outro fator está relacionado à proximidade entre a área queimada e uma floresta preservada. “Ao lado de uma floresta intacta, os pássaros e animais vão naturalmente para a área danificada e ajudarão na recuperação.”

A mudança climática é outro fator que pode determinar a rapidez com que os hectares queimados vão se regenerar. Claire Wordley, pesquisadora do Departamento de Zoologia da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, afirma que esse fator é extremamente difícil de prever e controlar. “Já foi previsto que, se a temperatura (global) ficar muito alta, a Amazônia não conseguirá produzir chuva suficiente para manter sua floresta tropical. Então, se (o ambiente) ficar quente demais, (a floresta) pode se tornar uma savana”, explicou à BBC News Mundo.

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-49494837