Blog

Para conter o aquecimento, planeta precisa de 1,2 trilhão de novas árvores

A melhor receita para conter o aquecimento global, além de preservar as florestas que já existem, é plantar árvores. Em publicação do dia 05/07 da revista Science, o plantio massivo de árvores em locais subutilizados é a solução mais poderosa para atingir o limite estabelecido no Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) da ONU. No relatório do ano passado, a meta era limitar o aumento do aquecimento global em 1,5ºC até 2050.

Se todo o reflorestamento for feito, os níveis de carbono na atmosfera poderiam cair em 25%, retornando a padrões do início do século XX.

Segundo a ONU, existem atualmente 5,5 bilhões de hectares de floresta no planeta. Quanto a áreas de baixa atividade humana, que poderiam ser transformadas em florestas, o estudo da organização indica um total de 1,8 bilhão de hectares, onde poderiam ser plantadas 1,2 trilhão de mudas. 

O geógrafo e ecólogo Jean-François Bastin estimou que seriam necessários 18 anos para que o reflorestamento começasse a implicar no freio ao aquecimento global.

 

Fonte:https://www.bbc.com/portuguese/internacional-48859538