Um projeto piloto para injetar hidrogênio com carbono zero em uma rede de gás para aquecer residências e empresas está agora totalmente operacional. É a primeira vez que o hidrogênio com carbono zero é injetado na moderna grade de gás do Reino Unido.
O HyDeploy, um novo e inovador teste de energia verde da Universidade Keele, Staffordshire, foi desenvolvido para ajudar a Grã-Bretanha a reduzir suas emissões de carbono e abrir as portas para uma economia de hidrogênio com baixo carbono.
A demonstração do HyDeploy está injetando até 20% (em volume) de hidrogênio na rede existente de gás natural da Universidade Keele, alimentando 100 casas e 30 prédios da faculdade.
O Comitê de Mudanças Climáticas (CCC) determinou que o uso de hidrogênio em nosso sistema energético é necessário para atingir o Zero Líquido.
Atualmente, o aquecimento de propriedades domésticas e da indústria representa metade do consumo de energia do Reino Unido e um terço de suas emissões de carbono.
A mistura de 20% do volume permitirá que os clientes continuem usando o suprimento de gás normalmente, sem que sejam necessárias alterações nos aparelhos a gás ou nas tubulações. A mistura reduzirá as emissões de carbono, economizando cerca de 6 milhões de toneladas de emissões de dióxido de carbono a cada ano, o equivalente a tirar 2,5 milhões de carros das ruas.