Blog

Subsídios para combustíveis renováveis podem iniciar a revolução da energia limpa

De acordo com o Instituto Internacional de Desenvolvimento Sustentável (IISD), substituir subsídios de combustíveis fósseis para apoiar os renováveis pode iniciar uma revolução da energia limpa e propagar a descarbonização da economioa global. 

Apesar das nações do G20 comentarem desde 2009 sobre a importância de cortar subsídios desnecessários para combustíveis fósseis, eles continuam a ser muito maiores do que os para recursos renováveis.  

Muitos destes subsídios estão concentrados em países produtores, como Arábia Saudita, e países que utilizam carvão, como a Indonésia, que controlam o preço do combustível a 75% do preço do mercado. Essas informações completam o estudo recente que mostra que 112 nações ainda colocam subsídios para os combustíveis fósseis. 

O estudo mostra que uma troca de 30% para fontes renováveis desencadearia uma redução de emissões entre 11 e 18%. Segundo o secretário geral da ONU, António Guterres, “estamos utilizando dinheiro de impostos para aumentar furacões, secas, derreter geleiras e destruir o mundo.” 

Fonte