Blog

Sustentabilidade na Moda

Reutilizar para economizar. Cada vez mais pessoas vêm se esforçando para um consumo consciente, visando diminuir o desperdício e seus danos ao planeta. O movimento da moda sustentável ganhou força com os dados gritantes da indústria têxtil. Somente no Brasil, estima-se que cerca de 175 mil toneladas de resíduos têxteis sejam descartadas anualmente. Desses, apenas 20% são reutilizados ou reciclados, já que a maioria acaba em aterros sanitários, demorando séculos para se decompor, ou é queimada. Todos esses fatores têm colocado a sustentabilidade na moda em pauta.

E não é só no Brasil: os números globais também são chocantes. A cada segundo, um caminhão de lixo cheio de sobras de tecido é descartado em aterros ou queimado, segundo a fundação britânica Ellen MacArthur. Além de representar a emissão de 1,2 bilhão de toneladas de gases de efeito estufa por ano, isso também significa 500 bilhões de dólares desperdiçados. De olho na questão ambiental, econômica e no posicionamento cada vez mais ativista dos consumidores, marcas e empreendedores estão buscando soluções para renovar o mercado, apostando na moda sustentável.

Pode até parecer pouco a curto prazo, mas os benefícios de se aderir à moda consciente somente serão percebidos no futuro. O aumento da consciência dos consumidores irá produzir maior qualidade das águas, do ar e redução da quantidade de lixo produzido.

 

Fonte: https://vivagreen.com.br/blog/sustentabilidade-na-moda-marcas-e-iniciativas-apostam-em-renovacao-consciente-no-pais/