Blog

Projeto de REDD na Floresta Amazônica é vencedor do Voluntary Carbon Market Rankings 2020

O Agrocortex REDD Project, desenvolvido em estreita colaboração com a Sustainable Carbon, é o vencedor do prêmio Voluntary Carbon Market Rankings 2020, na categoria Melhor Projeto Individual de Compensação.

Localizado em uma área de 186 mil hectares, o projeto Agrocortex evita o desmatamento e gera créditos de carbono com cobenefícios socioambientais em uma região inteiramente de Floresta Amazônica, entre os estados do Acre e do Amazonas.

A propriedade privada na qual se insere o projeto está situada no chamado “Arco do Desmatamento Amazônico”, pressionada por todos os lados pela pecuária, pela extração de madeira – legal e ilegal – e por rodovias, não obstante seja um extraordinário corredor de biodiversidade que conecta os Andes à Floresta Amazônica. Estima-se, por exemplo, que na área do projeto existam mais de 400 espécies de aves, o que representa cerca de 20% do total das espécies catalogadas no Brasil.

O projeto é uma verdadeira barreira contra o avanço do desmatamento e ajuda a conservar a natureza e regular o clima, tanto no Brasil quanto na América do Sul, por meio do manejo sustentável da floresta, monitoramento da região, banimento da degradação, além de treinamentos para prevenção e combate à incêndios.

“Nosso projeto já evitou o desmatamento de aproximadamente 5.300 hectares de florestas entre 2014 e 2019. Além disso, o projeto gerou novas fontes de renda e empregos naquela que é uma das regiões mais pobres do Brasil. A Agrocortex não é apenas uma floresta, mas uma floresta que está sendo manejada corretamente ao mesmo tempo em que se obtém inclusão social, desenvolvimento econômico, proteção florestal e compensação de carbono”, comentou Marcos Pretto, CEO da Agrocortex e líder do Projeto REDD da Agrocortex no Brasil, em entrevista para o Environmental Finance.

O Projeto Agrocortex REDD Project conta com certificações VCS, SocialCarbon e FSC® e 100% das vendas de créditos de carbono são reinvestidas no projeto.

Atualmente, os projetos de REDD são uma das únicas opções de remuneração disponíveis aos proprietários de terras para proteger florestas e evitar a degradação do meio ambiente.

Se você tem uma propriedade e deseja gerar créditos de carbono, confira esses requisitos e entre em contato com a Sustainable Carbon.