Blog

Projeto Agrocortex na Amazônia é eleito o melhor projeto socioambiental do Brasil e o melhor projeto REDD da América Latina

Agrocortex REDD Project, desenvolvido em estreita colaboração com a Ecológica Assessoria e a Sustainable Carbon, venceu mais uma premiação. Após ser contemplado com o prêmio Voluntary Carbon Market Rankings 2020, na categoria Melhor Projeto Individual de Compensação, agora recebeu também o prêmio da Capital Finance International como melhor projeto socioambiental e melhor projeto REDD na América Latina.

De acordo com a decisão dos juízes, a área do projeto Agrocortex é gerenciada para alcançar inclusão social, desenvolvimento econômico, proteção ambiental e compensação de carbono, além de fornecer soluções de gestão florestal capazes de compensar as emissões globais de carbono, regular as chuvas regionais e reduzir os riscos de inundações. 

O projeto também foi reconhecido por proteger a biodiversidade ao mesmo tempo em que proporciona aos proprietários de terras opções de renda que protegem o meio ambiente.

A Agrocortex estima que seu projeto REDD já salvou cerca de 5.300 hectares de floresta amazônica da exploração madeireira ilegal e desmatamento entre 2014 e 2019. Além disso, é um dos poucos projetos florestais no mundo que alinha sustentabilidade com o conceito de  “triple bottom line”: produção socialmente justa, ambientalmente responsável e economicamente lucrativa. 

Sobre o Agrocortex 

agrocortex

Localizado em uma área de 186 mil hectares, o projeto Agrocortex evita o desmatamento e gera créditos de carbono com cobenefícios socioambientais em uma região inteiramente de Floresta Amazônica, entre os estados do Acre e do Amazonas.

A propriedade privada na qual se insere o projeto está situada no chamado “Arco do Desmatamento Amazônico”, pressionada por todos os lados pela pecuária, pela extração de madeira ilegal e por rodovias, não obstante seja um extraordinário corredor de biodiversidade que conecta os Andes à Floresta Amazônica. Estima-se, por exemplo, que na área do projeto existam mais de 400 espécies de aves, o que representa cerca de 20% do total das espécies catalogadas no Brasil.

A Sustainable Carbon e a Ecológica Assessoria se orgulham dessa parceria e parabenizam a Agrocortex!