Blog

ONU cobra ações para evitar o caos climático

Segundo alerta da ONU, os países devem fazer um esforço sem precedentes para cortar os níveis de emissões de gases de efeito estufa na próxima década para evitar o caos climático. O alarme segue os resultados do último relatório da ONU, que apontou novos records de emissão no último ano.  

As emissões de dióxido de carbono em 2018, contabilizando também o desmatamento, aumentaram para mais de 55 gigatoneladas, um acréscimo de 1,5% por ano na última década, de acordo com o relatório anual de emissões do Programa de Meio Ambiente da ONU (UNEP, em inglês). 

Emissões globais devem cair em 7,6% todo ano a partir deste, até 2030, para manter o nível máximo de 1,5ºC no aumento de temperatura, que os cientistas dizem ser necessário para evitar consequências desastrosas. A única vez na história recente que as emissões caíram em taxa semelhante foi na queda da União Soviética. Durante crises financeiras e recessão, as emissões nos EUA e no Japão caíram cerca de 6%, mas logo voltaram a subir. 

 

Fonte: https://www.theguardian.com/environment/2019/nov/26/united-nations-global-effort-cut-emissions-stop-climate-chaos-2030