Blog

ODS 7: Ao acabar com a pobreza energética e proteger o clima, todos ganham

Em 2015, as agendas de clima e desenvolvimento se cruzaram com a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030 e o Acordo de Paris. Embora a mudança climática atinja todas as facetas do desenvolvimento, talvez o elo mais direto seja feito através do ODS 7, que exige garantir acesso a energia acessível, confiável, sustentável e moderna para todos até 2030, através da realização de três metas: garantir acesso universal a preços acessíveis, serviços de energia confiáveis ​​e modernos; aumentar substancialmente a participação de energia renovável no mix global de energia; e dobrando a taxa global de melhoria na eficiência energética.

Foi realizada uma mesa redonda de alto nível na COP25, em Madri, para discutir o ODS 7 no contexto da ação climática, organizado pela IRENA, SEforAll e UNFCCC, com o apoio da AIE e da REN21. Dado que dois terços das emissões de gases de efeito estufa vêm do setor de energia, essa foi uma conversa de vital importância.

Vários oradores enfatizaram que as chaves para o sucesso são o estabelecimento de metas pelos governos e o estabelecimento de estruturas regulatórias e outras estruturas eficazes, simples, justas, inclusivas e que garantam que ninguém seja deixado para trás. A opinião forte foi expressa por muitos de que é necessária uma abordagem holística; há necessidade de mudanças sistêmicas em vez de soluções drop-in. Sugeriu-se que os subsídios aos combustíveis fósseis fossem redistribuídos com o objetivo de promover um futuro mais equitativo e de energia limpa. Isso corresponde às próprias conclusões da IRENA, que pedem uma reorientação dos investimentos em combustíveis fósseis destinados até 2050, de US $ 18,6 trilhões, para manter o mundo nos trilhos do Acordo de Paris.

 

Fonte: https://www.developmentaid.org/#!/news-stream/post/56131/sdg-7-win-win-for-ending-energy-poverty-and-protecting-the-climate?utm_source=Newsletter&utm_medium=Email&utm_campaign=NewsDigest&token=d97383bf-06e8-11ea-8cc5-52540068df95