Blog

O que são créditos de carbono? Veja por que os viajantes estão comprando

Quando a ativista climática Greta Thunberg, de 16 anos, cruzou o Oceano Atlântico a bordo de um veleiro não poluente, sua intenção foi abordar a questão das milhões de toneladas de dióxido de carbono anualmente emitidas na atmosfera decorrentes de viagens aéreas. Uma viagem de avião de cerca de 10 horas nesta temporada de férias pode gerar até uma tonelada métrica, ou 907 quilogramas, de carbono a mais na atmosfera.

Se você se sente culpado em relação a essas emissões de carbono que contribuem para o aquecimento global, talvez fique tentado a comprar créditos de carbono. Desde o ano passado, aumentaram as pesquisas no Google por “créditos de carbono”, e os negociantes afirmam que suas vendas estão em alta.

A mercantilização das reduções de emissões não é uma abordagem isenta de críticas. Alguns afirmam que as ações individuais tiram o foco das melhorias mais impactantes que acontecem quando a indústria é regulamentada.

Atualmente, os países signatários do Acordo de Paris sobre o Clima estão negociando a regulamentação de um mercado internacional de carbono para compra e venda de créditos, embora especialistas afirmem que essas regras afetariam apenas os emissores em larga escala e não as pessoas que compram créditos de baixo custo.

 

Para saber mais sobre créditos de carbono, leia a matéria na íntegra AQUI ou entre em contato conosco e comece sua compensação!