Blog

Nova missão na Terra registrará o aumento no nível do mar até 2030

O clima da Terra está mudando, e o estudo dos oceanos é vital para compreender os efeitos dessas mudanças no nosso futuro. Pela primeira vez, EUA e Agências Europeias estão se preparando para lançar uma missão de 10 anos de um satélite para continuar a estudar os sinais claros de aquecimento global – o aumento do nível dos oceanos. O Sentinel-6/Jason-CS  (diminutivo para Jason-Continuity of Service), será a maior missão dedicada a responder à pergunta: O quanto o nivel do mar aumentará até 2030?

Até 2030, o Sentinel-6/Jason-CS irá adicionar dados de aproximadamente 40 anos, fornecendo medidas claras e sensíveis de como os humanos estão alterando o planeta e o clima. 

Sentinel-6/Jason-CS segue os passos de outras quatro missões-satélite conjuntas EUA e UE-  TOPEX/Poseidon e Jason-1, Ocean Surface Topography/Jason-2, eJason-3 — que mediram o aumento do nível do mar nas últimas três décadas. Os dados coletados por essas missões mostraram que os oceanos estão subindo em uma média de 3 milímetros por ano. 

 

Fonte: https://climate.nasa.gov/news/2934/new-earth-mission-will-track-rising-oceans-into-2030/