Blog

Mudanças climáticas requerem grandes mudanças de estilo de vida

O governo da Grã Bretanha deve alertar a população que pequenas e fáceis mudanças não serão suficientes para enfrentar as mudanças climáticas, avisam especialistas. O governo aceitou uma lei obrigando o país a cortar as emissões de carbono a zero até 2050.

Pesquisadores da Imperial College London dizem que precisamos comer menos carne e laticínios, trocar carros por bicicletas, voar menos e dispensar aquecedores a gás em casa. O relatório foi preparado para o Comitê de Alterações Climáticas, que aconselha ministros em como diminuir a pegada de carbono do Reino Unido.  Diz que mudanças no nosso estilo de vida são a única forma de alcançarmos as metas.

Porém, Chris Stark, o chefe executivo do comitê avisa que os planos do governo para cortar emissões não estão nem próximos do nível de ambição necessário.

Um novo relatório, chamado “Mudanças de hábitos, engajamento público e carbono zero”, relata uma grande lista de afazeres para o governo. Diz que os subsídios para combustíveis fósseis devem acabar e impostos em tecnologias de baixo carbono devem ser reduzidos . Ao mesmo tempo, consumidores devem receber mais informações sobre as consequências ambientais de seus atos. Também pede ao governo para considerar a introdução de uma taxa de carbono, aumentando o preço de produtos e atividades de alta emissão.

É uma agenda ambiciosa, mas necessária se a Grã Bretanha quer atingir seus objetivos de emissão zero.

Fonte: https://www.bbc.com/news/science-environment-49997755