Blog

Mudança climática: uma crise clara e certa

Um grupo de cerca de 11000 cientistas do mundo todo acompanharam pesquisa que afirma que o mundo está encarando uma emergência climática. O estudo, baseado em 40 anos de dados de uma série de medidas, diz que os governos estão falhando em administrar a crise. 

Lançado no dia em que dados de satélite mostram que o mês passado foi o Outubro mais quente já registrado, o novo estudo diz que simplesmente medir a temperatura da superfície global é uma maneira inadequada de capturar os perigos reais de um mundo superaquecido. Então, os autores incluíram um compilado de dados que acreditam representar os ‘gráficos dos sinais vitais da alteração climática ao longo dos últimos 40 anos’. Estes indicadores incluem o crescimento da população humana e animal, produção de carne per capita, perda de cobertura vegetal e consumo de combustível fóssil . 

Alguns progressos foram feitos em algumas áreas. Por exemplo, energia renovável cresceu significativamente, com consumo de energia solar e eólica aumentando 373% por decada – mas ainda assim foi 28 vezes mais baixo que o uso de combustível fóssil em 2018. 

O estudo endossa muitos dos avisos que foram reportados por cientistas, incluindo o IPCC. Os autores apresentaram um gráfico simples e claro de indicadores que alertam da seriedade do problema, mas a resposta não tem sido tão grande. 

Fonte: https://www.bbc.com/news/science-environment-50302392