Blog

Médico faz apelo para que o hospital pare de usar carvão como combustível.

Uma médica fez um apelo para que o Hospital da cidade de Nelson, na Nova Zelândia, deixe de utilizar carvão como fonte de energia, citando preocupações ambientais e de saúde pública.  A clínico geral Dra. Ngaire Warner submeteu o pedido na reunião do Conselho de Saúde do distrito de Marlborough na terça feira. 

“Eu quero deixar claro minhas preocupações por esse hospital ainda queimar combustível fóssil como parte de suas fontes energéticas,” diz Warner. “Eu estou muito preocupada, como médica, sobre os efeitos negativos da queima de combustível fóssil na saúde de nossa comunidade. A comunidade que recebe a poluição é lar de muitos cidadãos vulneráveis.”

O hospital usa uma combinação de carvão e gás para aquecimento e eletricidade. No ano passado, 33% da energia térmica utilizada foi produzida pela usina de carvão. A queima gera vapor para energizar aquecimento, água quente, esterilizações e cozinhar.”

Warner disse que o problema já foi citado anteriormente na reunião de 2010, e depois de nove anos, ela quer mencionar novamente.

A nuvem de fumaça da usina do hospital é geralmente vista no sul de Nelson.

Fonte: https://www.stuff.co.nz/national/health/117716255/doctors-plea-for-nelson-hospital-to-end-coal-use-for-its-energy-heating-needs