Blog

Localiza neutraliza emissões de CO2 com projeto socioambiental da Sustainable Carbon 

No início de março deste ano, a Localiza, uma das maiores empresas do segmento de aluguel de carros do Brasil, anunciou a compensação de 19.540 toneladas de CO2 provenientes de seu processo operacional, relativos ao ano de 2019, a partir da aquisição de créditos de carbono provenientes de uma fábrica de cerâmicas em Ituiutaba, Minas Gerais. 

O projeto na Cerâmica Ituiutaba é uma das iniciativas socioambientais gerenciadas pela Sustainable Carbon que compõem o programa de compensação Compromisso com o Clima, do qual a Localiza é apoiadora institucional.

Desde 2008, a cerâmica Ituiutaba decidiu substituir o uso de lenha nativa do cerrado por biomassa renovável para a alimentação dos seus fornos. Tal decisão permitiu que os créditos gerados pela redução de gases de efeito estufa fossem comercializados no mercado de carbono. 

“Essa substituição da matriz energética trouxe uma mudança tanto econômica, como também da posição da empresa na comunidade”, destacou Mário Jacob Júnior, diretor da cerâmica Ituiutaba. Com os recursos provenientes do mercado de carbono, a empresa desenvolveu projetos como o “Plantando Sementes, Melhorando o Mundo” que leva educação ambiental para as escolas da região. 

Tudo começa com a produção de mudas nativas do Cerrado em um viveiro de mudas. As mudinhas são então levadas para as escolas e após um teatrinho educativo, além de explicações de alunos graduandos em agronomia, são entregues às crianças para que cuidem das mudinhas durante 30 dias, para que depois sejam usadas no reflorestamento de matas ciliares do principal rio da cidade, o Rio Tijuco.

Os empresários destacam ainda que o projeto “Plantando Sementes, Melhorando o Mundo”  despertou o lado social da empresa e a importância do seu impacto na sociedade. “Foi positivo para a imagem da empresa também, claro, mas principalmente pra gente ver que além de gerar bons produtos, proporcionar o sustento de muitas famílias dos nossos trabalhadores, também podemos fazer a diferença na comunidade”, completou Mário.  

Com o recurso da Localiza oriundo do projeto de créditos de carbono, a empresa agora também trabalha pela melhoria da qualidade de vida dos colaboradores com novos banheiros e refeitórios, além de inovações no processo de produção para reduzir perdas.

A Sustainable Carbon parabeniza a Localiza pela iniciativa de compensar suas emissões de gases de efeito estufa e, dessa forma, contribuir com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ao apoiar o projeto socioambiental Cerâmica Ituiutaba.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável contemplados:

 

 

*Com informações de Gustavo Monteiro, da Localiza.