Em uma das ações mais ousadas dos maiores investidores do mundo para descarbonizar a economia global, uma aliança dos maiores fundos de pensão e seguradoras do mundo – responsáveis por direcionar mais de 2.4 trilhões de dólares em investimentos – concordaram hoje em portfolios carbono-neutro até 2050.
Este compromisso, realizado pela recém lançada Aliança de Proprietários de Ativos Net-Zero convocada pelas Nações Unidas, foi anunciado hoje pelo secretário Geral da agenda de Ações Climáticas, que juntou governantes, empresas e sociedade civil para estreitar laços e acelerar a implementação do Acordo de Paris para mudanças climáticas.
A aliança é um exemplo de investidores intensificando a proteção de pessoas e do planeta, com a noção de que empresas que transformam seus negócios para entregar uma economia de baixo carbono se beneficiarão mais das oportunidades apresentadas pelas alterações climáticas.
“A mitigação das mudanças climáticas é o desafio da nossa geração. Políticos, empresas e sociedade de todo o mundo devem agir como um para rapidamente reduzir as emissões. Nós, como proprietários de ações, vamos assumir nossa responsabilidade e dialogar com as companhias em que investimos, conduzindo a uma prática de baixo carbono. Nós já começamos e, até 2050, nossos portfólios serão carbono neutro, disse Oliver Bäte, CEO da Allianz.