Em uma tentativa de prevenir o desmatamento e proteger a cultura, o Google anunciou, no início desta semana, uma integração dos territórios indígenas do Brasil no Google Maps e no Google Earth.
A inclusão foi feita com a contribuição da Fundação Nacional do Índio, a FUNAI.

Atualmente, o Brasil possui uma população de aproximadamente 500.000 indígenas, vivendo em 472 territórios reconhecidos pelo Governo, o que representa 13% do território brasileiro.
“No Maps e no Earth, você agora pode ver os nomes dos territórios indígenas reconhecidos no Brasil, procurar por territórios indígenas pelo nome do grupo étnico e observar como a floresta é mantida nessas áreas comparado com outras áreas da Amazônia”, disse Raleigh Seamnster, Gerente de Programas do Google Earth, em um post no blog da empresa.
O Brasil enfrenta o enorme desafio de conter o desmatamento, que possui efeitos devastadores nas comunidades indígenas, além de provocar a destruição da biodiversidade e aumentar a emissão de gases de efeito estufa.
“Definindo os territórios indígenas, podemos mostrar para o mundo o papel que essas comunidades exercem ao manter a biodiversidade global”, destacou Artur Nobre, Conselheiro da FUNAI.