Blog

Greve Geral Pelo Clima: jovens vão às ruas pedindo ações urgentes

Jovens do mundo inteiro, inspirados pelo movimento Fridays For Future (Sextas-feiras pelo Futuro) e pela ativista sueca Greta Thunberg, aguardaram a chegada da sexta-feira (20), para estarem nas ruas em uma Greve Global pelo Clima. Foram 142 países confirmados e no Brasil pelo menos 38 cidades e 20 estados participaram do protesto que quer chamar a atenção dos governantes para que tomem decisões urgentes em relação ao colapso climático.

A Greve Global pelo Clima representa a maior greve geral realizada pelos jovens que estão lutando pelo seu futuro. Nesta sexta-feira (20) promete ser o maior até agora e é esperada e terá a participação de diversos segmentos da sociedade.

O evento que começou de forma solitária através da jovem Greta Thunberg, de 16 anos, que numa sexta-feira, final de verão, sentou-se em frente ao Parlamento sueco com um cartão com os dizeres lia skolstrejk för klimatet! (greve escolar pelo clima!,), distribuindo panfletos com dados sobre o aquecimento global.

Logo a atitude de Greta chamou a atenção do mundo inteiro, tornando-se a inspiração do movimento Fridays For Future. No Brasil, a greve ocorre quase toda sexta em algumas cidades. No Rio de Janeiro, por exemplo, desde o dia 15 de março, data da primeira greve global pelo clima, os (ainda poucos) jovens foram duas vezes protestar em frente à Assembleia Legislativa (Alerj).

 

Fonte: https://www.oeco.org.br/blogs/salada-verde/greve-geral-pelo-clima-jovens-vao-as-ruas-pedindo-acoes-urgentes/