Quando se trata de mudanças climáticas, os franceses não brincam em serviço.
Um grupo de experts recentemente publicou a primeira versão de um acordo financeiro europeu, o qual supostamente tem como âmbito a mobilização de trilhões de euros na luta contra o aquecimento global.
Em Fevereiro, durante o lançamento do recém-criado “Pacte Finance Climat”, o economista francês, Pierre Larrouturou, realizou um chamado para que oficiais de estados europeus mobilizem financiamento para o pacto.
O acordo em si prevê novas ferramentas para não só reduzir mudanças climáticas, mas para também diminuir desigualdades sociais. Seria basicamente uma subsidiária “verde” do Banco Europeu de Investimento, possibilitando empréstimos para países membros e um fundo monetário que distribuiria concessões pela Europa, África e o Mediterrâneo.
O chamado para o pacto ganhou o apoio de mais de 600 políticos em 12 países diferentes. Além disso, 72% da população francesa que ouviu sobre a proposta se declarou favorável ao pacto.
O acordo, para ser aprovado, precisa passar pelo processo de implementação da União Europeia.
Para mais informações, leia a matéria original: https://www.climatechangenews.com/2019/02/25/french-experts-propose-trillion-euro-eu-climate-finance-pact/
Leia o acordo francês na íntegra: https://www.pacte-climat.net/wp-content/uploads/2019/02/Traite_Pacte_finance_Climat.pdf