Blog

Dicionário Oxford considera ’emergência climática’ o termo de 2019

O Dicionário Oxford declararou “emergência climática” o termo do ano para 2019, após um aumento de cem vezes no uso que, segundo a análise, demonstrou um “maior imediatismo” na maneira como falamos sobre o clima.

Definida como “uma situação em que é necessária uma ação urgente para reduzir ou interromper a mudança climática e evitar danos ambientais potencialmente irreversíveis resultantes dela”, Oxford disse que as palavras passaram de “relativa obscuridade” para “um dos mais importantes – e com destaque em debate – termos de 2019. “

Oxford disse que a escolha é reflexiva, não apenas do aumento da conscientização climática, mas também do foco específico na forma que usamos para discuti-la. O aumento da “emergência climática” refletiu um impulso consciente em direção à linguagem do imediatismo e da urgência, disse o dicionário.

“Em 2019, a emergência climática superou todos os outros tipos de emergências, tornando-se a mais escrita sobre emergência por uma enorme margem, com mais de três vezes a frequência de uso da saúde, a palavra segunda colocada do ranking”, disse Oxford.

 

Fonte: https://www.theguardian.com/environment/2019/nov/21/oxford-dictionaries-declares-climate-emergency-the-word-of-2019