Blog

Década de calor excepcional provavelmente será a mais quente já registrada

A última década tem tido temperaturas de calor ‘excepcional’ em todo o mundo, e muito provavelmente será a mais quente já registrada, enquanto os oceanos também se aqueceram a níveis records e estão significativamente mais ácidos, segundo a Organização Mundial Meteorológica (WMO da ONU). 

Temperaturas entre os anos 2010 e 2019 foram cerca de 1,1ºC acima da média para o período pré industrial, mostrando o quão perto o mundo está de atingir os 1,5ºC que os cientistas dizem ser o ponto que causará maior impacto, clima extremo e a perda de ecossistemas vitais. 

Durante o último ano, os níveis dos oceanos, medidos desde 1950, excederam records anteriores, além de experimentarem cerca de 1,5 meses de temperaturas altas incomuns, com grandes áreas do nordeste do Pacífico com severas ondas de calor. O gelo do mar Ártico foi o terceiro menor já registrado. A versão final do relatório será publicado em março. 

 

Fonte: https://www.theguardian.com/environment/2019/dec/03/decade-of-exceptional-heat-likely-to-be-hottest-on-record-experts-say