Blog

COP 25: Ano crítico para a crise climática inicia em Madrid.

12 meses críticos de batalha contra o aumento das temperaturas se iniciam em Madrid essa semana, com representantes da ONU se reunindo para importantes conversas. A 25ª Conferência das Partes, ou COP, reunirá negociadores de quase 200 países. Antes da reunião, o secretário geral da ONU, António Guterres, alertou que o mundo está em um ponto sem volta. 

A conferência ocorre em meio a péssimas notícias sobre as mudanças climáticas. A Organização Mundial de Meteorologia anunciou que as concentrações de gases de efeito estufa atingiram os maiores níveis já registrados em 2018. O Programa Ambiental da ONU mostrou que existe um grande vazio entre os planos que os governos tem atualmente para cortar as emissões e o que é realmente necessário para manter o aumento de temperatura em 1,5ºC.  Para manter essa meta, será preciso um aumento de cinco vezes nas ambições de corte de carbono dos países. 

O secretário geral da ONU alertou os responsáveis antes da reunião que “o ponto sem volta não está mais tão longe”. “Simplesmente temos que parar de enrolar e tirar vantagem das vastas possibilidades oferecidas pela energia renovável e soluções baseadas na natureza,” diz Guterres.  

 

Fonte: https://www.bbc.com/news/science-environment-50588128