Blog

Qual o papel dos prefeitos nas mudanças climáticas?

Quando líderes internacionais se encontraram mês passadona ONU para discutir as alterações climáticas, e quando milhões de jovens ativistas tomaram as ruas, o foco estava em pedir ações globais. Mas, para o resto do mundo, a resposta às mudanças climáticas parece mais com líderes de pequenas cidades trabalhando para persuadir um público cético sobre ciência complexa e decisões caras.

Em poucos lugares a adaptação às mudanças climáticas é tão urguente quanto na Australia, que possui 80% da população vivendo em algumas milhas de costa suscetível ao aumento do nível do mar e tempestades severas, e onde o interior árido se aquece em temperaturas record.

Antes mesmo da eleição de Greg Williamson, prefeito da cidade de Mackay, Austrália, o conselho agia por conta própria. O departamento de parques e jardins retirou plantas invasoras do litoral, adensou a vegetaçãoe colocou cercas e caminhos para limitar o tráfego de pessoas, tudo para proteger dos efeitos as alterações climáticas. A reação foi severa. Com as mudas tapando a vista de muitas casas, desmatamentos misteriosos começaram a ocorrer noite após noite.

Em 2017, a polícia registrou mais de 30 casos separados de cortes de árvore.

Na área que agora possui vista limpa para o mar azul, a prefeitura irá plantar o dobro de árvores, além de colocar uma grande placa dizendo: “vegetação nativa fornece proteção a longo prazo para nossas costas e comunidades. Ajude-nos!”.

Fonte: https://www.nytimes.com/2019/10/12/world/australia/global-warming-climate-adaptation-coastal-queensland.html?rref=collection%2Fsectioncollection%2Fclimate