Blog

Quase 40% da exploração madeireira em Mato Grosso é ilegal

A exploração ilegal de madeira em Mato Grosso foi detectada em 60,4 mil hectares, o equivalente a 39% da área de exploração madeireira no estado. A maior parte dessa atividade ilegal (67%) está concentrada em propriedades privadas.

Unidades de Conservação, Terras Indígenas e assentamentos rurais foram os locais com menor porcentagem de exploração ilegal, representando respectivamente 7%, 5% e 5%.

Os dados fazem parte do estudo do Instituto Centro de Vida, feito em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso. Mesmo com menores taxas de exploração, as UCs tiveram crescimento de 463% nas áreas exploradas ilegalmente. O Parque Estadual Tucumã foi a unidade mais afetada – a exploração na área representou 57% do total em UCs.

 

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2019/10/quase-40-da-exploracao-madeireira-em-mato-grosso-e-ilegal.shtml

A noticia do jornal Folha de São Paulo mostra um grande problema em nosso pais: o desmatamento Nossos projetos contribuem para a redução da situação, seja por reflorestamento e conservação, seja por incentivo ao uso de biomassa renovável (como casca de açaí e arroz, resíduos de serralherias e indústrias de móveis, etc) como combustível na indústria cerâmica. Para saber mais sobre os projetos e compensar suas emissões ao mesmo tempo que investe em benefícios para as comunidades locais e o mundo, basta clicar no menu NOSSOS PROJETOS!