Somos parte do Pacto Global da ONU – Rede Brasil

A Sustainable Carbon tem muito orgulho de fazer parte do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, desde 2014, com uma atuação comprometida com valores universais, em especial com o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável – Combate às Mudanças Climáticas, proposto por esta rede tão significativa.

O que é o Pacto Global da ONU?

O Pacto Global é uma iniciativa desenvolvida pelo ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção refletidos em 10 princípios. 

 

Fazem parte mais de 12 mil instituições, entre agências da ONU, empresas, sindicatos, ONGs e outros parceiros que trabalham juntos por um mercado mais inclusivo e igualitário. É uma iniciativa voluntária que procura fornecer diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.

Abaixo, vocês podem conferir algumas iniciativas da Sustainable Carbon que comprovam nosso comprometimento com todos os princípios propostos pelo Pacto Global da ONU.

 

Objetivo do Desenvolvimento Sustentável - Combate às Mudanças Climáticas

 A empresa e todas as suas iniciativas são dedicadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 13 – Combate às Alterações Climáticas.

Nossas atuações permitem a empresas e indivíduos reduzirem seus impactos ambientais.

Os investimentos provenientes dos créditos de carbono em iniciativas socioambientais representam uma forma de financiamento inovadora, que foca na preservação dos biomas brasileiros e em melhorias para as comunidades.

 

Princípios dos Direitos Humanos

 Princípio 1: Respeitar e proteger os direitos humanos

Princípio 2: Impedir a violação dos direitos humanos.

Temos em nosso portfólio bons exemplos de projetos que reforçam a proteção aos diretos humanos.

A cerâmica Menegalli é um caso de sucesso. Após a parceria com a Sustainable Carbon para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, financiou a iniciativa de uma educadora local, a Sra. Maria de Lourdes, pra a criação do Centro Educacional de Preparação. Hoje, há mais de 100 crianças matriculadas, da pré-escola até o ensino fundamental. Entre elas, filhos de colaboradores da cerâmica.

 

Princípios de Direito do Trabalho

 Princípio 3: Apoiar a liberdade de associação no trabalho

Princípio 4: Abolir o trabalho forçado

Princípio 5: Abolir o trabalho infantil

Princípio 6: Eliminar a discriminação no ambiente de trabalho

As mais de 50 fábricas de cerâmicas que atendemos aderiram ao padrão Carbono Social se preocupando não só com as questões ambientais, mas também com as sociais e de trabalho, não tolerando nenhuma forma de trabalho ilegal.

Em nosso corpo de funcionários há absoluta igualdade de gênero, tanto em quantidade de mulheres em todos os níveis da organização, como na atribuição de direitos, obrigações, salários e benefícios.

 

Princípios Ambientais

 Princípio 7: as empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais.

Princípio 8: realizar iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental;

Princípio 9: encorajar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias que não agridem o meio ambiente.

Atuamos em três eixos nesse sentido: o econômico, por meio dos créditos de carbono; o social, devido a geraçnao de benefícios para a comunidade local; e o ambiental, pela conservação e adoção de técnicas mais eficientes de manejo florestal, com a consequente redução das emissões de GEE, proteção da biodiversidade e dos recursos hídricos.

Com o objetivo de apoiar iniciativas verdes, optamos por substituir serviços de entrega através de motocicletas por bicicletas, tornando-se uma opção financeiramente mais viável, ecologicamente correta e socialmente responsável.

A Sustainable Carbon já reduziu 16 milhões de toneladas de dióxido de carbono da atmosfera e vendeu mais de 3 milhões de créditos de carbono o que representa uma fatia notável de recursos financeiros que são revertidos em investimentos para o desenvolvimento de comunidades brasileiras.

 

Princípios Anticorrupção

 Princípio 10: as empresas devem trabalhar contra a corrupção em todas as suas formas, incluindo extorsão e suborno.

A Sustainable Carbon utiliza modelos de avaliação prévia popularmente chamados de “Conheça seu Cliente” (KYC), para se prevenir de possíveis irregularidades em sua relação com clientes. O KYC permite que a empresa verifique, antes de fechar um negócio, se o cliente é exatamente o que ele diz ser, prevenindo assim futuras fraudes e prejuízos econômicos e reputacionais.

Nós optamos por não participar de editais com organizações públicas, por estratégia de compliance.

Adotamos uma política de transparência nas contas da Markit Environmental Registry e por isso qualquer pessoa pode consultar o nosso banco de créditos de carbono online a qualquer momento.

Nossa meta é não fazer parte de nenhuma investigação criminal, civil ou administrativa em nenhum nível (local, nacional ou internacional). Essa meta vem sendo cumprida desde a criação da empresa.