No Tocantins: um treinamento pela agricultura de baixo carbono e pela redução de emissões

Com uma área de potencial agrícola correspondente a metade do estado (50,25%), o Tocantins é o maior produtor de grãos da região Norte. Para se ter uma ideia, nos últimos 10 anos, de acordo com a Secretaria de Agricultura e Pecuária, Seagro, a produção de grãos como soja, arroz, milho e feijão teve um crescimento de 180%. Mas todo esse crescimento tem levado consigo uma agricultura de baixo carbono e que preze pela redução do desmatamento? Se por um lado é uma terra de destaque pela sua fertilidade abundante, por outro, o Tocantins é um estado que já demonstra sofrer concretamente com as mudanças climáticas, o que infelizmente nos dá uma resposta negativa a pergunta acima.
agricultura de baixo carbono 01

Cinthia Caetano e membros do Instituo Ecológica

Por esse motivo, a parceria entre a Sustainable Carbon e o Instituto Ecológica – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que trabalha na região pela redução dos efeitos das mudanças climáticas e no apoio ao desenvolvimento sustentável de comunidades – demonstrou ser essencial. O encontro aconteceu em Palmas, no mês de novembro. A Sustainable Carbon mostrou aos participantes que é possível explorar oportunidades de agricultura de baixo carbono e redução de emissões pelo desmatamento e degradação (REDD+), tornando a atividade agrícola mais sustentável.
Conheça os projetos de REDD+ da Sustainable Carbon
“O treinamento foi feito para mostrar que há oportunidades de atuação para empresas e organizações da sociedade civil para ocupar os espaços onde as políticas públicas não alcançam”, comentou a Coordenadora Jurídica da Sustainable Carbon, Cinthia Caetano. E investir em projetos de agricultura de baixo carbono e REDD+ são duas boas oportunidades. Da parte do Instituto, houve o reconhecimento de que ainda há muito a ser feito. Para a Diretora Técnica do Instituto Ecológica em Palmas, Fátima Holanda, o treinamento foi um passo importante para a busca de conhecimento sobre o mercado de carbono. “Com esse primeiro momento, nosso interesse sobre o tema nos fez ver que temos muito o que aprender e esperamos ter outras oportunidades de ampliarmos nossos conhecimentos”, comentou. A Sustainable foi até o Tocantins falar sobre o mercado de carbono, mas você também pode adquirir mais conhecimento sobre o tema entrando em contato com a gente. Que tal começar entendendo como os créditos de carbono são gerados.? Até a próxima