VELOTEX

Itabaiana/SE, Brasil
Cobenefício Principal
Biodiversidade
Cobenefícios relacionados
Tipo de projeto
Biomassa Renovável
Ecossistema
Caatinga
Standards
VCS + SOCIALCARBON®
Registro
Markit™ Environmental

APOIO À CONSERVAÇÃO DAS AVES DA CAATINGA

Em parceria com o Parque dos Falcões, a Cerâmica Velotex contribui para a conservação da fauna e flora do bioma caatinga no município de Itabaiana. A Velotex fornece a ração para alimentação das aves e também todo o material para limpeza e construção dos viveiros.

O parque abriga mais de 800 aves e é um dos poucos locais do Brasil com autorização do IBAMA para a criação dos falcões em cativeiro. Segundo o funcionário, Sr. Luis Carlos, “A Cerâmica é muito integrada com a comunidade. Além da contribuição com o Parque municipal, a Velotex disponibiliza o seu espaço para o lazer da comunidade de Itabaiana”.

Descrição do Projeto

Velotex é uma empresa produtora de tijolos localizada na região nordestina, no estado de Sergipe. A fábrica utilizava lenha nativa da Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro, como combustível para produzir peças cerâmicas. Para reduzir seu impacto ambiental, em 2007, a fábrica optou por tornar sua produção mais sustentável.

Assim, interrompeu o uso de lenha nativa e investiu em equipamentos que possibilitam a alimentação dos fornos com biomassa renovável, tais como casca de coco. Essa mudança proporcionou a redução de emissão de GEEs para a atmosfera e a geração de créditos de carbono. Além disso, desde a implantação do projeto, a fábrica investe na modernização, e gera benefícios para a comunidade do entorno.

Download PDF

Para onde vai seu dinheiro?

Ao comprar créditos de carbono deste projeto você está apoiando, patrocinando, financiando e tornando possível a redução de emissão de gases efeito estufa e diversas iniciativas no ambito social, ambiental e econômico como as seguintes:

Benefícios sociais

  • Responsabilidade social: Contribuição com material de construção e recurso financeiro para diversas instituições e membros da comunidade.
  • Incentivo ao esporte: Construção de campo de futebol na Cerâmica disponível para lazer dos funcionários e comunidade.
  • Bem estar do trabalhador: Construção de bicicletário e disponibilização de ambulância para os funcionários.

Benefícios ambientais

  • Reutilização dos resíduos: Parceria com associação dos catadores de lixo para utilização dos resíduos madeireiros como combustível.
  • Utiliza diferentes tipos de biomassa: Casca de coco, bagaço de cana, serragem, algaroba e eucalipto.
  • Parque Nacional da Serra de Itabaiana: Expansão e reforma das instalações sanitárias.

Benefícios econômicos

  • Introdução de novas tecnologias: Aquisição de novos equipamentos e tratores com maior conforto para os funcionários.
  • Qualidade dos produtos: A Cerâmica está em processo para obtenção de certificação de qualidade dos produtos.
  • Incentivo a mercados locais de biomassa.
  • Acesso a novos mercados.
Quantidade de CO2e 0
Nº pessoas beneficiadas 0
Hectares de floresta protegidos 0