RIO NEGRO

Iranduba/AM, Brasil
Cobenefício Principal
Comunidade
Cobenefícios relacionados
Tipo de projeto
Biomassa Renovável
Ecossistema
Amazônia
Standards
VCS + SOCIALCARBON®
Registro
Markit™ Environmental

MELHOR CONDIÇÃO DE VIDA NA COMUNIDADE AMAZÔNICA

O projeto Rio Negro está ajudando famílias afetadas pelas enchentes no município de Iranduba. O aumento do número de enchentes nos últimos meses resultou em diversos problemas para a comunidade, como a contaminação de alimentos, perda de comida, móveis e animais, além de que muitas famílias ficaram desabrigadas. Graças ao projeto de carbono, a cerâmica Rio Negro investiu em marombas para os moradores. Assim, as pessoas e os alimentos são mantidos longe da água, diminuindo o risco de contaminação e de afogamentos. A locomoção também foi melhorada, evitando o isolamento de alguns locais dentro da comunidade.

Descrição do Projeto

Rio Negro é uma indústria localizada na região Amazônica, em uma pequena cidade, Iranduba. A Cerâmica produzia 15 milhões de peças por meio da queima de 16.000 ton/ano de lenha proveniente do desmatamento do bioma amazônico. Com o objetivo de mudar essa realidade, a partir de 2009, a fábrica substituiu o uso de combustível não renovável (lenha nativa) por biomassas renováveis (resíduos do agronegócio local). Com essa iniciativa, a Cerâmica diminuiu suas emissões de GEEs e reduziu a pressão sobre o desmatamento da Amazônia, floresta tropical de inigualável biodiversidade. A escolha mais sustentável permitiu à Cerâmica participação no mercado de carbono. A venda dos créditos vem sendo revertida em investimentos na fábrica e em benefícios sociais para a comunidade local.

Download PDF

Para onde vai seu dinheiro?

Ao comprar créditos de carbono deste projeto você está apoiando, patrocinando, financiando e tornando possível a redução de emissão de gases efeito estufa e diversas iniciativas no ambito social, ambiental e econômico como as seguintes:

Benefícios sociais

  • Incentivo ao esporte: Contribuição com o time do município “Eu sou a Esperança”.
  • Parceria com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) para oferecimento de cursos e treinamentos aos funcionários.
  • Inclusão social: Contratação de trabalhadores portadores de deficiência no processo produtivo.
  • Bem estar do trabalhador: exercícios e ginástica laboral para os trabalhadores da cerâmica.

Benefícios ambientais

  • Redução do uso de 16.000 toneladas de lenha nativa por ano, ajudando a reduzir a pressão sobre a biodiversidade do bioma tropical de maior importância na atualidade, a Floresta Amazônica.
  • Reutilização e melhor gestão dos resíduos do processo produtivo.
  • Biomassa renovável: utilização de resíduos de madeira para abastecimento dos fornos.

Benefícios econômicos

  • Aprimoramento do processo produtivo e melhoria da eficiência tecnológica, melhorando as condições de trabalho e a eficiência do processo.
  • Investimentos para melhorar a qualidade do produto.
  • Aumento de recursos financeiros para investimentos socioambientais, com a venda dos créditos.
Quantidade de CO2e 0
Nº pessoas beneficiadas 0
Hectares de floresta protegidos 0