O projeto Rio Negro está ajudando famílias afetadas pelas enchentes no município de Iranduba. O aumento do número de enchentes nos últimos meses resultou em diversos problemas para a comunidade, como a contaminação de alimentos, perda de comida, móveis e animais, além de que muitas famílias ficaram desabrigadas. Graças ao projeto de carbono, a cerâmica Rio Negro investiu em marombas para os moradores. Assim, as pessoas e os alimentos são mantidos longe da água, diminuindo o risco de contaminação e de afogamentos. A locomoção também foi melhorada, evitando o isolamento de alguns locais dentro da comunidade.
Rio Negro é uma indústria localizada na região Amazônica, em uma pequena cidade, Iranduba. A Cerâmica produzia 15 milhões de peças por meio da queima de 16.000 ton/ano de lenha proveniente do desmatamento do bioma amazônico. Com o objetivo de mudar essa realidade, a partir de 2009, a fábrica substituiu o uso de combustível não renovável (lenha nativa) por biomassas renováveis (resíduos do agronegócio local). Com essa iniciativa, a Cerâmica diminuiu suas emissões de GEEs e reduziu a pressão sobre o desmatamento da Amazônia, floresta tropical de inigualável biodiversidade. A escolha mais sustentável permitiu à Cerâmica participação no mercado de carbono. A venda dos créditos vem sendo revertida em investimentos na fábrica e em benefícios sociais para a comunidade local.
Download PDFAo comprar créditos de carbono deste projeto você está apoiando, patrocinando, financiando e tornando possível a redução de emissão de gases efeito estufa e diversas iniciativas no ambito social, ambiental e econômico como as seguintes: