Reunidas

Cristalândia / TO
Cobenefício Principal
Bem Estar do Trabalhador
Cobenefícios relacionados
Tipo de projeto
Renewable Biomass
Ecossistema
Cerrado
Standards
VCS + SOCIALCARBON®
Registro
Markit™ Environmental

QUALIDADE NO TRABALHO

Desde 2010 a Reunidas promove todo ano a “Semana da Saúde”, na qual ocorrem diversas palestras e treinamentos aos funcionários. Esse evento faz parte de um programa de prevenção de acidentes e doenças de trabalho que visa orientar e conscientizar os funcionários sobre práticas de saúde e segurança de maneira leve e divertida. Segundo o Sr. Silva, proprietário, “A iniciativa já está gerando resultados positivos, percebo maior motivação dos funcionários e redução do número de acidentes de trabalho. Também hoje não é mais uma luta fazer com que os funcionários utilizem E.P.I.s, há uma aderência muito maior”. Com o sucesso do programa, o proprietário planeja investir em um programa de ginástica laboral aos funcionários com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais.

Descrição do Projeto

Reunidas é uma empresa familiar que fabrica diversos tipos de produtos cerâmicos no estado de Tocantins. Para produzir 5 milhões de peças por ano, a Cerâmica retirava do bioma Cerrado 12.000 m³/ano de lenha para ser queimada como combustível em seus fornos. Com o objetivo de reduzir o impacto ao meio ambiente e modernizar a tecnologia, em 2007, a fábrica implantou um projeto de crédito de carbono. Com o projeto, a Cerâmica parou de retirar lenha do Cerrado e começou a abastecer os fornos apenas com biomassas renováveis, como a casca de arroz. O projeto, além de proporcionar a redução de GEEs possibilita o investimento em melhorias nas condições de trabalho e geração de benefícios para a comunidade, a partir da renda extra proveniente da venda dos créditos de carbono.

Download PDF

Para onde vai seu dinheiro?

Ao comprar créditos de carbono deste projeto você está apoiando, patrocinando, financiando e tornando possível a redução de emissão de gases efeito estufa e diversas iniciativas no ambito social, ambiental e econômico como as seguintes:

Benefícios sociais

• Responsabilidade Social: Contribuição com recurso financeiro e materiais para diversas instituições locais.
• Inclusão social: Geração de oportunidades de trabalho para mulheres, analfabetos e expresidiários.
• Lazer: Disponibilização de campo de futebol para os funcionários.

Benefícios ambientais

• Reflorestamento: Plantio de eucalipto em 6 hectares para utilização futura como biomassa renovável.
• Gestão de resíduos: Promoção de coleta seletiva na fábrica e reutilização de resíduos, como as cinzas que são doadas para agricultores da região.
• 100% de resíduos de indústrias como combustível: Utilização de casca de arroz para alimentar os fornos cerâmicos.
• Parceria com o SEBRAE para cursos de treinamento em práticas de gestão ambiental e como minimizar os impactos ambientais

Benefícios econômicos

• Modernização da gestão: Participação do programa “Desenvolvimento de Fornecedores” para agregar mais valor às peças cerâmicas.
• Renovação das instalações: Instalação de grades de segurança nos maquinários e construção de novos banheiros e vestiários para melhorar as condições de bem estar e segurança dos trabalhadores.

Quantidade de CO2e 0
Nº pessoas beneficiadas 0
0