MENEGALLI

São Miguel do Guamá/PA, Brasil
Cobenefício Principal
Educação e Cultura
Cobenefícios relacionados
Tipo de projeto
Biomassa Renovável
Ecossistema
Amazônia
Standards
VCS + SOCIALCARBON®
Registro
Markit™ Environmental

CARBONO CONVERTIDO EM EDUCAÇÃO

A Cerâmica financia a iniciativa de uma educadora local, Sra. Maria de Lourdes, que buscou empresários da região para apoiar seu sonho de criar uma escola de qualidade para a comunidade, o Centro Educacional de Preparação- CEP.

O Sr. Édson aceitou o desafio junto com outros colegas, e sua empresa colabora com as despesas estruturais, com professores e materiais escolares.

Existem hoje 106 crianças matriculadas no CEP, da pré-escola até o ensino fundamental, entre elas, filhos de colaboradores da Cerâmica.

Apesar dos recursos limitados, os primeiros anos da CEP mostram que as empresas locais podem ser um dos principais agentes de transformação da realidade social de São Miguel do Guamá.

“Acredito que a base do desenvolvimento do país, é a educação, fico feliz que podemos, depois do projeto, contribuir para isso”, afirma satisfeito Sr. Edson Menegalli.

Descrição do Projeto

A Menegalli produz telhas e tijolos para o mercado brasileiro de construção civil. A fábrica está localizada na região Amazônica, em uma pequena cidade do estado do Pará, chamada São Miguel do Guamá, onde a cultura do empreendedorismo e da preservação ambiental é pouco difundida.

Por reconhecer a importância da gestão ambiental no contexto local, o empreendedor sentiu a necessidade de inovar seu processo produtivo. Sendo assim, substituiu o uso lenha nativa como combustível por biomassa renovável, como o caroço de açaí e resíduos do agronegócio.

A escolha mais sustentável reduz as emissões de gases de efeito estufa para a atmosfera e permite a participação da Cerâmica no mercado internacional de carbono. A venda dos créditos vem sendo revertida em benefícios socioeconômicos e ambientais.

Download PDF

Para onde vai seu dinheiro?

Ao comprar créditos de carbono deste projeto você está apoiando, patrocinando, financiando e tornando possível a redução de emissão de gases efeito estufa e diversas iniciativas no ambito social, ambiental e econômico como as seguintes:

Benefícios sociais

  • Patrocínio de atividades em centro de reabilitação de viciados em São Miguel do Guamá.
  • Financiamento de atividades no CEP (Centro Educacional de Preparação).
  • Aprimoramento das áreas da indústria voltadas para os colaboradores: construção de refeitório, auditório e banheiros novos.

Benefícios ambientais

  • Melhoria da qualidade do ar por meio de construção de nova chaminé para evitar a dispersão de poluentes
  • Reflorestamento de novas áreas com Acácia Mangium para ser utilizada como biomassa renovável
  • Redução do uso de 18.000 toneladas de lenha nativa por ano, ajudando a reduzir a pressão sobre a biodiversidade do bioma tropical de maior importância na atualidade, a Floresta Amazônica.

Benefícios econômicos

  • Criação de novos mercados para fornecedores locais de biomassa.
  • Automatização do processo produtivo e aprimoramento tecnológico do processo com a aquisição de novos equipamentos: painéis eletrônicos e alimentadores de fornos.
  • Aumento de recursos financeiros para investimentos socioambientais com a venda dos créditos
Quantidade de CO2e 0
Nº pessoas beneficiadas 0
Hectares de floresta protegidos 0