MADRE DE DIOS

Peru
Cobenefício Principal
Biodiversidade
Cobenefícios relacionados
Tipo de projeto
REDD
Ecossistema
Floresta Amazônica
Standards
VCS + CCB Gold
Registro
Markit™ Environmental

APOIO E RESPEITO ÀS COMUNIDADES INDÍGENAS

O projeto Madre de Dios está capacitando tribos indígenas e outras comunidades locais perto da área do projeto, com o objetivo de melhorar sua renda através de atividades sustentáveis.

A iniciativas que serão apoiados pelo projeto foram elaboradas com a participação da própria comunidade. Elas são: (1) melhorias na produção artesanal; (2) desenvolvimento de produção sustentável e alto rendimento de latex; (3) desenvolvimento de sistemas agroflorestais em comunidades rurais, evitando o desmatamento para subsistência ao utilizar o cacau e outras espe´cis locais como principal cultura; (4) implementação de circuitos de ecoturismo.

Descrição do Projeto

O projeto REDD Madre de Dios consistem um uma área de 100.000 hectares de floresta tropical, localizado na Amazônia Peruana, a apenas 400 km do histórico santuário de Machu Picchu, a “Cidade Perdida dos Incas”. A área é localizada a menos de 30 km do lado da nova estrada inter-oceânica que recentemente uniu os portos do Brasil e do Peru. o projeto está em uma região que pertence ao Corredor Ecologico Vilcabamba-Amborá, um dos pontos com maior diversidade no mundo.

O carismático projeto reduzirá dramaticamente o desflorestamento  na região da amazõnia Peruana e protejerá o habitat de espécies ameaçadas e a vida de comunidades indígenas locais que dependem da floresta para sobreviver.

Para onde vai seu dinheiro?

Ao comprar créditos de carbono deste projeto você está apoiando, patrocinando, financiando e tornando possível a redução de emissão de gases efeito estufa e diversas iniciativas no ambito social, ambiental e econômico como as seguintes:

Benefícios sociais

  • Financiamento, capacitação e suporte à tribos indígenas nativas e comunidades rurais para implementação e controle de atividades produtivas amigáveis ao meio ambiente.
  • Infraestrutura e serviços para as comunidades rurais e indígenas, como: geradores elétricos, computadores, plano de saúde e assistência emergencial, como em casos de inundações.

Benefícios ambientais

  • Preservação de parte do Corredor Ecológico Vilcabamba-Amboró, um dos pontos mais ricos em biodiversidade do mundo.
  • Proteção de 35 espécies ameaçadas.
  • Melhoria na qualidade da água através do controle de erosão e filtragem da poluição.

Benefícios econômicos

  • Treinamento e contratação de 452 pessoas, todas receberam um total de 24 cursos que abordam temas como: monitoramento florestal, segurança, problemas sociais e saúde.
  • Contribuição ao desenvolvimento sustentável das comunidades indígenas e produtores rurais que vivem próximo à zona do projeto.
Quantidade de CO2e 0
Nº pessoas beneficiadas 0
Hectares de floresta protegidos 0