Luara

Panorama / SP
Cobenefício Principal
Educação e Cultura
Cobenefícios relacionados
Tipo de projeto
Biomassa Renovável
Ecossistema
Cerrado
Standards
VCS + SOCIALCARBON®
Registro
Markit™ Environmental

EM BUSCA PELAS BOAS PRÁTICAS NO SETOR CERÂMICO

Em parceria com a ONG ECFA desde sua fundação, a Nova Dutra está transformando o futuro de pessoas no interior do RJ. A instituição já atendeu mais de 800 membros da comunidade local através da realização de atividades culturais. Hoje, a Cerâmica promove aulas de artesanato gratuitas para a comunidade por meio de duas professoras capacitadas pelo projeto “Aulas de Cerâmica”. Segundo Sra. Ione, professora de artesanato, “Eu estava desempregada, e resolvi fazer o curso de artesanato de um ano que a Cerâmica me proporcionou. Com isso, tive a oportunidade de começar a trabalhar e hoje trabalho para a Nova Dutra ensinando artesanato à outras pessoas da comunidade”.

Descrição do Projeto

Luara é uma empresa produtora de tijolos localizada no interior do estado de SP, no município de Panorama. A fábrica utilizava lenha nativa do Cerrado como combustível para produzir peças cerâmicas. Para reduzir seu impacto ambiental, em 2006, a fábrica optou por produzir de modo mais sustentável, e se tornou a primeira empresa no setor cerâmico de SP a desenvolver um projeto de crédito carbono. Para isso ser possível, a Luara interrompeu o uso de lenha nativa e investiu em equipamentos que possibilitam a alimentação dos fornos com biomassa renovável. Além disso, com a renda proveniente da venda dos créditos de carbono, a fábrica investe na modernização, e gera benefícios para a comunidade do entorno.

Download PDF

Para onde vai seu dinheiro?

Ao comprar créditos de carbono deste projeto você está apoiando, patrocinando, financiando e tornando possível a redução de emissão de gases efeito estufa e diversas iniciativas no ambito social, ambiental e econômico como as seguintes:

Benefícios sociais

• Incentivo ao esporte: Patrocínio de eventos, escolas e campeonatos esportivos do município.
• Inclusão social: Contratação de mulheres.
• Responsabilidade Social: Contribuição com recurso financeiro e materiais de construção para instituições e membros da comunidade local.

Benefícios ambientais

• Limpeza pública: Em parceria com a prefeitura, a Cerâmica disponibilizou máquinas e mão-de-obra para a realização de Mutirão de Limpeza no município.
• Gestão de resíduos: Reutilização dos resíduos da produção.
• Água: Aproveitamento da água da chuva no processo produtivo.

Benefícios econômicos

• Modernização: Renovação da frota veicular, construção de banheiros e instalação de grades de proteção nos maquinários.
• Expansão do mercado: Novos clientes interessados em produção sustentável.
• Criação de novos mercados para fornecedores locais de biomassa.

Quantidade de CO2e 0
Nº pessoas beneficiadas 0
0