LAS TAPIAS E SANTANDER

Cundinamarca, Colômbia
Cobenefício Principal
Bem Estar do Trabalhador
Cobenefícios relacionados
Tipo de projeto
Eficiência Energética
Ecossistema
Bosque Andino
Standards
The Gold Standard®
Registro
Markit™ Environmental

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Este é o primeiro e único projeto GoldStandard desenvolvido na Colômbia.

O projeto foi desenvolvido ao longo de quatro anos com o objetivo de aumentar a eficiência do sistema energético de duas cerâmicas no estado de Cundinamarca, além de promover a substituição de combustíveis de origem fóssil por fontes renováveis. “Queremos que esse projeto seja só o começo.

Esperamos incentivar o desenvolvimento de outros projetos de redução de emissões na Colômbia” afirma o coordenador da Sustainable Carbon, Marcelo Haddad.

Descrição do Projeto

O projeto é composto por duas Cerâmicas, Las Tapias e Santander, localizadas na Colômbia, no estado de Cundinamarca.

Ambas fábricas utilizavam fornos ineficientes para produção de tijolos, destinadas ao mercado regional da área metropolitana de Bogotá. Com o projeto de carbono, fornos de alta eficiência foram instalados, levando a uma melhoria de eficiência de aproximadamente 40%, reduzindo assim o uso de carvão mineral.

Além disso, com o projeto, as Cerâmicas estão no processo de substituir sua matriz energética, trocando parcialmente o carvão mineral por biomassas renováveis disponíveis na região, tais como resíduos de madeira.

O projeto segue o padrão The Gold Standard®, apoiado pela WWF, que, atualmente, é a certificação mais rigorosa a nível mundial para projetos de redução de emissão de GEEs.

Download PDF

Para onde vai seu dinheiro?

Ao comprar créditos de carbono deste projeto você está apoiando, patrocinando, financiando e tornando possível a redução de emissão de gases efeito estufa e diversas iniciativas no ambito social, ambiental e econômico como as seguintes:

Benefícios sociais

  • Consulta pública: Realização de reuniões com a presença de membros da comunidade e organizações para esclarecer o projeto e fornecer uma oportunidade para que as partes interessadas discutissem e opinassem sobre o projeto.
  • Mais saúde e segurança para os trabalhadores.

Benefícios ambientais

  • Redução do uso do combustível fóssil carvão mineral.
  • Uso de tecnologias mais eficientes: melhoria de 40% na eficiência energética.
  • Em oito anos de projeto, 130.000 toneladas de CO2 equivalente deixarão de serem emitidas para a atmosfera.

Benefícios econômicos

  • Avanço tecnológico: Substituição dos fornos ineficientes por tecnologias modernas de alta eficiência energética.
  • Incentivo ao mercado local: Compra de biomassas renováveis de fornecedores locais, como a poda de caju e resíduos de madeira.
Quantidade de CO2e 0
Nº pessoas beneficiadas 0
0