Este é o primeiro e único projeto GoldStandard desenvolvido na Colômbia.
O projeto foi desenvolvido ao longo de quatro anos com o objetivo de aumentar a eficiência do sistema energético de duas cerâmicas no estado de Cundinamarca, além de promover a substituição de combustíveis de origem fóssil por fontes renováveis. “Queremos que esse projeto seja só o começo.
Esperamos incentivar o desenvolvimento de outros projetos de redução de emissões na Colômbia” afirma o coordenador da Sustainable Carbon, Marcelo Haddad.
O projeto é composto por duas Cerâmicas, Las Tapias e Santander, localizadas na Colômbia, no estado de Cundinamarca.
Ambas fábricas utilizavam fornos ineficientes para produção de tijolos, destinadas ao mercado regional da área metropolitana de Bogotá. Com o projeto de carbono, fornos de alta eficiência foram instalados, levando a uma melhoria de eficiência de aproximadamente 40%, reduzindo assim o uso de carvão mineral.
Além disso, com o projeto, as Cerâmicas estão no processo de substituir sua matriz energética, trocando parcialmente o carvão mineral por biomassas renováveis disponíveis na região, tais como resíduos de madeira.
O projeto segue o padrão The Gold Standard®, apoiado pela WWF, que, atualmente, é a certificação mais rigorosa a nível mundial para projetos de redução de emissão de GEEs.
Download PDFAo comprar créditos de carbono deste projeto você está apoiando, patrocinando, financiando e tornando possível a redução de emissão de gases efeito estufa e diversas iniciativas no ambito social, ambiental e econômico como as seguintes: