KITAMBAR

Caruaru / PE, Brasil
Cobenefício Principal
Saúde e Esportes
Cobenefícios relacionados
Tipo de projeto
Biomassa Renovável
Ecossistema
Caatinga
Standards
VCS + SOCIALCARBON®
Registro
Markit™ Environmental

PARCEIROS DA SAÚDE: APOIO À COMUNIDADE DE CARUARU

A Kitambar possui parceria com o ICIA, Instituto do Câncer Infantil do Agreste, o qual fornece tratamento médico para crianças com câncer. Segundo a gerente executiva do hospital, Sra. Suarez, “A Cerâmica Kitambar é uma parceira maravilhosa, só de tirar nossa preocupação em relação à construção dos prédios já é um ganho muito grande”.

Além desta iniciativa, a Cerâmica construiu um centro para recuperação de usuários de drogas na comunidade vizinha da fábrica. “Desde o princípio a Kitambar esteve conosco, todos os alojamentos, toda área construída foi feita por ela” conta Sr. Wagner, representante do centro. O Sr. Barbosa, proprietário da Cerâmica, afirma“é um trabalho que mexeu muito com a gente. São pessoas que não tem condição financeira realizando um projeto de tanta grandeza”.

Descrição do Projeto

Kitambar é uma pequena empresa produtora de tijolos e telhas localizada na região agreste, no município de Caruaru (PE). A fábrica utilizava lenha nativa da Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro, como combustível para produzir peças cerâmicas. Para reduzir seu impacto ambiental, em 2007, a fábrica optou por tornar sua produção mais sustentável.

Assim, interrompeu o uso de lenha nativa e investiu em equipamentos que possibilitam a alimentação dos fornos com biomassa renovável, tais como resíduos de poda de caju e casca de coco. Essa mudança proporcionou a redução de emissão de GEEs para a atmosfera e a geração de créditos de carbono. Além disso, desde a implantação do projeto, a fábrica investe na modernização, e gera benefícios para a comunidade do entorno.

Download PDF

Para onde vai seu dinheiro?

Ao comprar créditos de carbono deste projeto você está apoiando, patrocinando, financiando e tornando possível a redução de emissão de gases efeito estufa e diversas iniciativas no ambito social, ambiental e econômico como as seguintes:

Benefícios sociais

  • Incentivo a cultura local: Localizada na “capital do forró”, a Cerâmica apoia música para divulgar a cerâmica e as iniciativas ambientais.
  • Oportunidade de trabalho: Projeto desenvolvido junto ao Instituto Federal de Pernambuco(IFPE) para contratação de estagiários para a área de segurança.
  • Bem estar do trabalhador: Parceria com o SESI para alfabetização, capacitação profissional e ginástica laboral para os funcionários.
  • 50 famílias beneficiadas com o projeto de doação de telhas.

Benefícios ambientais

  • A Cerâmica monitora anualmente as emissões atmosféricas de material particulado.
  • Utiliza quatro diferentes tipos de biomassa: Poda de cajueiro, casca de coco, resíduos de madeira e algaroba.
  • “Eu protejo o Tatu-bola”: programa de proteção e conservação do Tatu-bola, espécie exclusiva brasileira.

Benefícios econômicos

  • Introdução de novas tecnologias: Instalação de controle digital da queima e reaproveitamento do calor dos fornos nos secadores das peças cerâmicas.
  • Investimento em análise de qualidade dos produtos em laboratórios da região.
  • Aumento do número de clientes graças a maior divulgação dos projetos ambientais desenvolvidos.
Quantidade de CO2e 416200
Nº pessoas beneficiadas 412
Hectares de floresta protegidos 1553

Depoimentos sobre este projeto

Severino Francisco
Gerente Administrativo

Fazemos um série de palestras e treinamentos, e agora também tem a caixa de sugestões, que é bom porque no papel os funcionários não são tímidos para se expressarem. Além disso, por causa do projeto de carbono, a fábrica fico mais computadorizada, o que permitiu melhores condições de trabalho. Temos muito mais controle sobre todos os processos.