KAMIRANGA

Pará, Brasil
Cobenefício Principal
Comunidade
Cobenefícios relacionados
Tipo de projeto
Biomassa Renovável
Ecossistema
Amazônia
Standards
VCS + SOCIALCARBON®
Registro
Markit™ Environmental

DESENVOLVIMENTO DE PEQUENAS COMUNIDADES

Vizinha de São Pedro de Tucumandeua, a Cerâmica Kamiranga, contribui com o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida dos moradores da pequena comunidade.

Sr. Sizico, proprietário da Kamiranga, afirma “Temos trabalhado com a comunidade vizinha, a principal ação que fizemos foi à construção de banheiros biológicos no lugar de latrinas para todas as casas.

Hoje vemos que a saúde do povo melhorou, dificilmente temos notícias de pessoas adoecidas por falta de saneamento”. Moradora da comunidade, Maria José relata junto de suas filhas “A Kamiranga fez o banheiro para a gente, melhorou muito, pois não tínhamos condições.

Eles me ajudaram bastante”. “O projeto de carbono trouxe muitos benefícios em termos de aprendizado e na melhora do nosso pensamento. Hoje vemos que a sustentabilidade é de suma importância” finaliza o Sr. Sizico.

Descrição do Projeto

Kamiranga é uma Cerâmica produtora de tijolos localizada na região norte, no município de São Miguel do Guamá (PA).

A fábrica utilizava lenha nativa da Amazônia como combustível para produzir as peças cerâmicas.

Com o objetivo de mudar essa realidade, em 2007, a fábrica passou a abastecer os fornos apenas com combustíveis renováveis, como caroço de açaí e serragem.

A troca de combustível proporcionou redução de emissão de Gases de Efeito Estufa para a atmosfera, e possibilitou participação no mercado internacional de carbono.

Hoje, a Kamiranga gera créditos de carbono, e com a receita proveniente da venda dos créditos reinveste na modernização da fábrica e em benefícios para os trabalhadores e comunidade local.

Download PDF

Para onde vai seu dinheiro?

Ao comprar créditos de carbono deste projeto você está apoiando, patrocinando, financiando e tornando possível a redução de emissão de gases efeito estufa e diversas iniciativas no ambito social, ambiental e econômico como as seguintes:

Benefícios sociais

  • Desenvolvimento da comunidade: Construção de sede para a Associação de produtores rurais de açaí e de um Centro de Educação Profissional no município.
  • Contribuição com mais de 13.000 tijolos para instituições e membros da comunidade local, entre elas Centro Profissionalizante do SENAI.
  • Bem estar do trabalhador: Construção de auditório, banheiros, refeitório e churrasqueira.

Benefícios ambientais

  • Reflorestamento: Plantio de mudas de Acacia Mangium.
  • 100% de biomassa renovável: Utilização de caroço de açaí e serragem como combustível.
  • Gestão de resíduos: Reutilização dos resíduos no processo produtivo e aproveitamento das peças com defeitos para tapamento de buracos em estradas locais.

Benefícios econômicos

  • Criação de novos mercados para fornecedores locais de biomassa.
  • Aumento de recursos financeiros para investimentos socioambientais, com a venda dos créditos.
  • Qualidade na Indústria Cerâmica: Construção de laboratório para análise da qualidade dos produtos.
Quantidade de CO2e 0
Nº pessoas beneficiadas 0
Hectares de floresta protegidos 0