ITUIUTABA

Ituiutaba / MG, Brasil
Cobenefício Principal
Água
Cobenefícios relacionados
Tipo de projeto
Biomassa Renovável
Ecossistema
Cerrado
Standards
VCS + SOCIALCARBON®
Registro
Markit™ Environmental

RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES

A Ituiutaba desenvolve desde 2012 o projeto “Plantando sementes, Melhorando o mundo”. O projeto objetiva plantar 65.000 árvores nas matas ciliares do município para proteção dos cursos d’água.

Para isso ser possível, a Cerâmica construiu um viveiro de mudas na fábrica, no qual cultiva espécies nativas da Mata Atlântica, como ipê-amarelo, cedro rosa, entre outras.

Também, a Cerâmica desenvolveu e distribuiu cartilhas educativas entre os funcionários e em três escolas do município. Já foram plantadas 4.000 mudas nas matas ciliares degradadas da cidade.

O plantio foi realizado pelos funcionários, crianças das escolas envolvidas no projeto, e estudantes da faculdade local. “A participação de todos é fundamental para o sucesso da iniciativa”, diz o Sr. Eugênio, proprietário da Cerâmica.

Descrição do Projeto

Ituiutaba é uma indústria de Cerâmica Vermelha localizada no estado de Minas Gerais. Até o ano de 2008, a fábrica utilizava lenha nativa extraída do bioma Cerrado como combustível para alimentação dos seus fornos.

A Cerâmica utilizava cerca de 20.000 m³ de lenha nativa por ano para produção de 15.000 toneladas de peças, como tijolos e telhas. Com o objetivo de reduzir seu impacto ambiental, a Ituiutaba iniciou um projeto de carbono que consiste na substituição do combustível não renovável (lenha nativa), por biomassas renováveis, como serragem e cavacos de madeira.

Tal iniciativa reduz as emissões de carbono para a atmosfera e também resultam em ações que beneficiam a comunidade local e melhoram as condições de trabalho aos funcionários.

Download PDF

Para onde vai seu dinheiro?

Ao comprar créditos de carbono deste projeto você está apoiando, patrocinando, financiando e tornando possível a redução de emissão de gases efeito estufa e diversas iniciativas no ambito social, ambiental e econômico como as seguintes:

Benefícios sociais

  • Inclusão social: Contratação de mulheres e deficientes.
  • Educação Ambiental: Criação de personagem e história em quadrinhos para promover conscientização ambiental na comunidade.
  • Incentivo a qualificação profissional: Parceria com universidades.
  • Responsabilidade Social: Contribuições financeiras para instituições locais.

Benefícios ambientais

  • Meio ambiente: Construção de estufa onde estão sendo cultivadas mudas de Ipê e outras árvores nativas para a recomposição de áreas degradadas.
  • Qualidade do ar: Monitoramento das emissões atmosféricas a cada seis meses.
  • Vencedora do Prêmio Sebrae MG de Práticas Sustentáveis 2011.

Benefícios econômicos

  • Investimento em certificação de qualidade dos produtos pelo Centro Cerâmico do Brasil.
  • Acesso dos produtos cerâmicos a novas oportunidades de mercado.
  • Melhorias na infra-estrutura: Construção de banheiros, inserção de grades de proteção nos equipamentos, pavimentação do chão da fábrica, e automatização da prensa.
Quantidade de CO2e 0
Nº pessoas beneficiadas 0
Hectares de floresta protegidos 0