IRMÃOS FREDI

Presidente Epitácio (SP), Brasil
Cobenefício Principal
Comunidade
Cobenefícios relacionados
Tipo de projeto
Biomassa Renovável
Ecossistema
Cerrado
Standards
VCS + SOCIALCARBON®
Registro
Markit™ Environmental

APOIO A COMUNIDADE

A Cerâmica, dirigida pelo Sr. Fredi, viu no projeto de carbono uma oportunidade para transformar a realidade de seu município. “Com a renda gerada pela venda dos créditos de carbono, a Cerâmica pôde se envolver em projetos com a comunidade. Antes, pequenas iniciativas eram realizadas, hoje há ações que geram mais benefícios sociais”, comenta o Sr. Fredi. Em 2012, a cerâmica Fredi conheceu o trabalhado desenvolvido pela dona Raimunda, fundadora da Associação Alpha & Omega.

A partir daí, a Cerâmica vem se envolvendo cada vez mais com a associação. A Cerâmica reformou a sede da instituição que atende mais de 40 crianças vítimas de abandono e violência, e fornece o leite e medicamentos das crianças. Além disso, a Cerâmica patrocina parte do aluguel da casa para abrigo das crianças.

Descrição do Projeto

Localizada no interior de São Paulo, a Irmãos Fredi produz tijolos e blocos que são vendidos para o mercado da construção civil local. Até o ano de 2006, a fábrica utilizava lenha extraída do Cerrado para abastecer os fornos onde um milhão de peças são produzidas mensalmente.

A partir de 2006, a direção da empresa optou por uma produção sustentável e investiu em equipamentos para a troca de combustível. Desde então, os fornos são abastecidos com biomassa renovável. Essa mudança, além de reduzir as emissões de GEEs e, consequentemente, gerar créditos de carbono, promove melhorias nas condições de trabalho e investimento em projetos na comunidade que vive nos arredores.

Download PDF

Para onde vai seu dinheiro?

Ao comprar créditos de carbono deste projeto você está apoiando, patrocinando, financiando e tornando possível a redução de emissão de gases efeito estufa e diversas iniciativas no ambito social, ambiental e econômico como as seguintes:

Benefícios sociais

  • Responsabilidade social: Contribuição financeira, revitalização e ampliação de dois centros educacionais: “Associação Espírita, Fé e Caridade” e “Associação Alpha & Omega”.
  • Melhorias na infraestrutura: Construção de banheiros, vestiários e uma garagem coberta para os funcionários estacionarem carros, motos e bicicletas.

Benefícios ambientais

  • Uso apenas de biomassas renováveis como combustível: bagaço de cana e serragem. A cerâmica deixou de queimar 20 mil toneladas por ano de lenha nativa do Cerrado, o segundo maior bioma brasileiro.
  • Elaboração de plano de recuperação de áreas degradadas na área de extração de argila.

Benefícios econômicos

  • Modernização: Construção de laboratório na cerâmica para análise de qualidade dos produtos.
  • Criação de novos mercados para fornecedores locais de biomassa.
  • Avanço tecnológico: Aquisição de secador e injetor de biomassa para melhorar a eficiência energética dos fornos.
Quantidade de CO2e 0
Nº pessoas beneficiadas 0
Hectares de floresta protegidos 0