GUARAI, ITABIRA E SANTA IZABEL

Itaboraí / RJ, Brasil
Cobenefício Principal
Comunidade
Cobenefícios relacionados
Tipo de projeto
Biomassa Renovável
Ecossistema
Mata Atlântica
Standards
VCS + SOCIALCARBON®
Registro
Markit™ Environmental

INCLUSÃO SOCIAL

Como estratégia de responsabilidade social corporativa as Cerâmicas contrataram mulheres para trabalhar no processo produtivo.

A iniciativa em prol da inclusão social é um diferencial visto que o setor da construção civil é um segmento caracterizado como predominantemente masculino e a ausência feminina é característica marcante do mercado.

“A contratação de mulheres está gerando bons resultados. Hoje a perda de produção é menor, pois as mulheres se mostram mais cuidadosas e responsáveis” afirma o Sr. Cardoso, proprietário da Itabira.

Além de promover uma sociedade mais justa e inclusiva, as Cerâmicas também contribuem para valorização da diversidade dentro do ambiente de trabalho.

A inclusão não se restringe apenas a contratação de mulheres, as Cerâmicas também contrataram deficientes e ex-presidiários, ajudando esses profissionais a se inserirem no mercado de trabalho.

Descrição do Projeto

As Cerâmicas Guaraí, Itabira e Santa Izabel, localizadas no município de Itaboraí no estado do Rio de Janeiro, utilizavam óleo pesado (BPF) como combustível para queima dos produtos cerâmicos.

Esse óleo é um combustível fóssil derivado de petróleo, que durante a queima gera fuligem e causa danos ao sistema respiratório. Além disso, trata-se de um combustível altamente poluente e de grande contribuição para o aquecimento global.

Frente a isso, as Cerâmicas em 2006, decidiram substituir o uso do óleo por biomassa renovável (fonte limpa de energia).

Essa mudança, além de reduzir as emissões de gases causadores de efeito estufa e, consequentemente, gerar créditos de carbono, promove o desenvolvimento sustentável da comunidade que vive nos arredores.

Download PDF

Para onde vai seu dinheiro?

Ao comprar créditos de carbono deste projeto você está apoiando, patrocinando, financiando e tornando possível a redução de emissão de gases efeito estufa e diversas iniciativas no ambito social, ambiental e econômico como as seguintes:

Benefícios sociais

  • Incentivo ao esporte: Revitalização da quadra esportiva pública da comunidade.
  • Práticas de responsabilidade social: Contribuição com material de construção e com recurso financeiro para escolas locais.
  • Bom relacionamento com a comunidade local, como a contribuição com 150 cestas básicas para as vítimas dos deslizamentos de terra ocorridos em Teresópolis, em 2011.

Benefícios ambientais

  • Gestão ambiental: Instalação de sistema de captação de água da chuva e implantação de sistema de coleta de óleo residual do processo produtivo.
  • Qualidade do ar: Expansão da altura da chaminé para reduzir a concentração e melhorar a dispersão dos poluentes gerados.
  • Reaproveitamento: Toda cinza gerada no processo produtivo são reutilizadas para selar as portas dos fornos.

Benefícios econômicos

  • Qualidade do Produto: Investimento na certificação de terceira parte dos produtos cerâmicos.
  • Acesso dos produtos cerâmicos a novas oportunidades de mercados.
  • Desenvolvimento tecnológico: Investimento em tecnologias que representam melhores práticas tecnológicas do setor, como fornos de maior eficiência e automatização do processo produtivo.
Quantidade de CO2e 0
Nº pessoas beneficiadas 0
0