GE TEOBALDO

Paudalho / PE, Brasil
Cobenefício Principal
Bem Estar do Trabalhador
Cobenefícios relacionados
Tipo de projeto
Biomassa Renovável
Ecossistema
Caatinga
Standards
VCS + SOCIALCARBON®
Registro
Markit™ Environmenta

INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR

A Cerâmica investe cada dia mais nos funcionários. No ano de 2012, a empresa junto ao SESI (Serviço Social da Indústria) colocou em ação o Programa EJA (Educação de Jovens e Adultos) na fábrica.

O programa promove educação básica de qualidade aos trabalhadores, podendo ser estendido para seus familiares e comunidade.

O funcionário Divaldo afirma “Fizeram uma pesquisa para quem queria estudar, muitos quiseram e eu fui um deles. É uma oportunidade que a empresa está dando para todos nós”. Segundo a gerente, Ana Carla, “alguns funcionários não precisam mais assinar a folha com o dedo, agora eles chegam orgulhosos para assinar a folha de pagamento”.

Além disso, o Sr. Juca, proprietário, está construindo 15 moradias destinadas aos funcionários com o objetivo de gerar mais igualdade social.

Descrição do Projeto

A GE Teobaldo é uma pequena empresa localizada em Paudalho (PE) produtora de lajes e tijolos que abastecem o mercado da construção civil local.

Para alcançar as temperaturas necessárias para queimar as peças Cerâmicas, a fábrica retirava 5.600 m³/ano de lenha do bioma Caatinga.

Com o objetivo de reduzir o impacto ao meio ambiente e modernizar a tecnologia, a empresa implantou um projeto de crédito de carbono.

Com o projeto, em 2009, a Cerâmica investiu em equipamentos que possibilitaram a substituição do uso de lenha nativa por biomassa renovável.

O resultado foi a redução das emissões de GEEs e a geração de créditos de carbono. Além disso, com a renda, a Cerâmica investe na valorização dos 60 funcionários e em benefícios para a comunidade.

Download PDF

Para onde vai seu dinheiro?

Ao comprar créditos de carbono deste projeto você está apoiando, patrocinando, financiando e tornando possível a redução de emissão de gases efeito estufa e diversas iniciativas no ambito social, ambiental e econômico como as seguintes:

Benefícios sociais

  • Inclusão Social: Contratação de mulheres.
  • Responsabilidade social: Contribuições financeiras e de materiais de construção instituições locais e membros da comunidade.
  • Compromisso com o trabalhador: Benefícios adicionais.
  • Investimento na educação dos trabalhadores

Benefícios ambientais

  • Reflorestamento: Aquisição de uma área desmatada para iniciar o plantio de 60 hectares de eucalipto que será utilizado futuramente como biomassa.
  • Educação Ambiental: Promoção de palestras de conscientização ambiental e distribuição de mudas de árvores frutíferas para os trabalhadores.

Benefícios econômicos

  • Expectativa de crescimento: Construção de novo forno e aquisição de novos equipamentos para aumentar a produção.
  • Investimento na infraestrutura: Pavimentação do pátio e construção de refeitório.
Quantidade de CO2e 0
Nº pessoas beneficiadas 0
Hectares de floresta protegidos 0