FRONTEIRA

Iranduba/ AM, Brasil
Cobenefício Principal
Saúde e Esportes
Cobenefícios relacionados
Tipo de projeto
Biomassa Renovável
Ecossistema
Amazônia
Standards
VCS + SOCIALCARBON®
Registro
Markit™ Environmental

O ESPORTE ILUMINANDO O FUTURO

A cerâmica Fronteira, por meio do incentivo ao esporte, possui um forte compromisso com a comunidade. A instituição oferece treinamento de jiu-jítsu e muay thai para crianças e adolescentes, retirando-os das ruas e ensinando respeito e disciplina através do esporte, além de prover entretenimento, saúde e bem-estar através da pratica da atividade física. A empresa ajudou na estruturação da academia, incentivando mais de 100 crianças a participarem. Outro projeto feito é o “atletas do futuro”, que incentiva a educação por meio da prática de jogos e gincanas para jovens de baixa renda, proporcionando melhorias na qualidade de vida e na formação de cidadãos da comunidade, valorizando o convívio familiar social e distanciando os jovens de crimes e drogas.

Descrição do Projeto

Fronteira e Novicel são duas indústrias localizadas no estado do Amazonas. Juntas, as Cerâmicas produziam 17 milhões de peças para o mercado local de construção civil, por meio da queima de 33.000 m³/ano de lenha proveniente do desmatamento do bioma amazônico.

Com o objetivo de mudar essa realidade, a partir de 2011, as fábricas substituíram o uso de combustível não renovável (lenha nativa) por biomassas renováveis (resíduos do agronegócio local).

Com essa iniciativa, as Cerâmicas diminuíram suas emissões de GEEs e reduziram a pressão sobre o desmatamento da Amazônia, floresta tropical de inigualável biodiversidade.

A escolha mais sustentável permitiu às Cerâmicas participação no mercado internacional de carbono. A venda dos créditos vem sendo revertida em investimentos na fábrica e em benefícios sociais para a comunidade local.

Download PDF

Para onde vai seu dinheiro?

Ao comprar créditos de carbono deste projeto você está apoiando, patrocinando, financiando e tornando possível a redução de emissão de gases efeito estufa e diversas iniciativas no ambito social, ambiental e econômico como as seguintes:

Benefícios sociais

  • Apoio à comunidade: Evento para dar assistência gratuita aos moradores da comunidade nas áreas da saúde, social e jurídica.
  • Educação em primeiro lugar: contribuição para instituições educativas da região.
  • Inclusão social: Contratação de mulheres para trabalhar no processo produtivo.

Benefícios ambientais

  • Redução da pressão de desmatamento sobre a biodiversidade do bioma tropical de maior importância na atualidade, a Floresta Amazônica.
  • Reutilização e melhor gestão dos resíduos do processo produtivo.
  • Qualidade do ar: Instalação de filtro nas chaminés para redução das emissões atmosféricas.

Benefícios econômicos

  • Investimento em gestão de qualidade: A Fronteira possui certificação ISO 9001- Sistema de Qualidade.
  • Modernização: Aprimoramento do processo produtivo e melhoria da eficiência tecnológica.
  • Aumento de recursos financeiros para investimentos socioambientais.
Quantidade de CO2e 0
Nº pessoas beneficiadas 0
Hectares de florestas protegidos 0