ECOMAPUÁ

Breves, Ilha do Marajó / PA, Brasil
Cobenefício Principal
Biodiversidade
Cobenefícios relacionados
Tipo de projeto
REDD
Ecossistema
Amazônia
Standards
VCS + SOCIALCARBON®
Registro
Markit™ Environmental

CRIAÇÃO DE VALOR PARA AS COMUNIDADES

O Ecomapuá tem elevada importância na conservação da Amazônia paraense. A área se estende por milhares de hectares de vegetação densa em uma região de conservação considerada de prioridade “extremamente alta” pelo Ministério do Meio Ambiente.

Hoje, mais de 100 famílias residem na área do projeto, e dependem dos recursos naturais da floresta para sobreviver. Para contribuir com o desenvolvimento da região, o projeto promove cursos nas comunidades locais para ensinar novas formas de subsistência e gerar fontes de renda.

O Sr. Pedro, morador da comunidade, explica “Hoje a gente pratica permacultura, eu já tenho meus peixes e galinhas. Isso ajuda muito, o projeto me deu o conhecimento e material necessário para eu começar com essas atividades”.

Descrição do Projeto

Localizado a 30 horas de barco da capital Belém/PA, o projeto Ecomapuá conserva cerca de 90.000 hectares do bioma amazônico na Ilha de Marajó, na jusante do Rio Amazonas.

Com o projeto, a extração de recursos madeireiros foi proibida, sendo ela uma das principais causas de desmatamento da região.

Além de conservar a rica biodiversidade da Amazônia, o projeto tem como objetivo encontrar alternativas de geração de renda para as comunidades locais e também contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.

Download PDF

Para onde vai seu dinheiro?

Ao comprar créditos de carbono deste projeto você está apoiando, patrocinando, financiando e tornando possível a redução de emissão de gases efeito estufa e diversas iniciativas no ambito social, ambiental e econômico como as seguintes:

Benefícios sociais

  • Infraestrutura: Construção de escola, aviário, tanques para psicultura e apiário nas comunidades locais.
  • Pesquisa Social: Desenvolvimento de estudo em parceria com universidades locais para entender a realidade social das comunidades ribeirinhas residentes na área do projeto.

Benefícios ambientais

  • Conservação de cerca de 90.000 hectares do bioma Amazônia.
  • Manejo sustentável da floresta: Cursos de coleta de sementes e produção sustentável de açaí para as comunidades locais.
  • Construção de viveiro para recuperar áreas degradadas com o plantio de espécies oleaginosas para incentivar a atividade de coleta de sementes, tais como andiroba e virola.

Benefícios econômicos

  • Geração de Renda: Promoção de diferentes cursos para incentivar alternativas de geração de renda nas comunidades.
  • Desenvolvimento regional: Com o projeto Ecomapuá, investimentos e recursos financeiros estão chegando à região para gerar desenvolvimento.
Quantidade de CO2e 0
Nº pessoas beneficiadas 0
Hectares de floresta protegidos 0