DORI

Marília/SP e Rolândia/PR, Brasil
Cobenefício Principal
Água
Cobenefícios relacionados
Tipo de projeto
Biomassa Renovável
Ecossistema
Mata Atlântica/Cerrado
Standards
VCS
Registro
Markit™ Environmental

PRODUÇÃO MAIS LIMPA

Após muitos investimentos, hoje a Dori pode dizer que alcançou uma produção mais limpa.

A fábrica produz parte do combustível utilizado no processo produtivo, por meio do plantio de eucalipto no Sítio Ouro Verde.

As cinzas provenientes da queima do eucalipto são utilizadas como adubo dos plantios, pois são ricas em potássio e fósforo.

Também, toda água residual do processo da Dori, é tratada e reutilizada na forma de irrigação dos plantios. Juliano, químico ambiental da empresa, afirma que a Dori é “Uma empresa que realmente leva a sustentabilidade como um dos pilares de seu crescimento!”.

Descrição do Projeto

Fabricante de amendoim, balas e outros confeitos, a Dori Alimentos é uma indústria paulista que, por décadas utilizou o óleo xisto como combustível nas caldeiras da fábrica, fonte de grande emissão de gases causadores do efeito estufa.

Em 2006, determinada a reduzir seu impacto ambiental, a empresa substituiu o uso de combustível fóssil por biomassa renovável, o que além de reduzir as emissões, gerou créditos de carbono e uma produção mais limpa.

Dori Alimentos, is a foods company based in São Paulo State, producing peanuts, candy, and other confectionery. For decades, the company used heavy crude oil to run its boilers, which is a copious emitter of greenhouse gases.

In 2006, making a determined effort to reduce its environmental impact, Dori switched from fossil fuels to renewable biomasses, which, apart from cutting emissions, genereates carbon credits and allows for cleaner production.

Download PDF

Para onde vai seu dinheiro?

Ao comprar créditos de carbono deste projeto você está apoiando, patrocinando, financiando e tornando possível a redução de emissão de gases efeito estufa e diversas iniciativas no ambito social, ambiental e econômico como as seguintes:

Benefícios sociais

  • Incentivo à educação: Todos os anos os colaboradores ganhamum kit com material escolar para seus filhos.
  • Apoio às mães: Projeto destinado às colaboradoras e as esposas dos funcionários para orientação e acompanhamento da gestação.
  • Bem estar: Programa voltado aos colaboradores para melhorar sua qualidade no trabalho e na vida pessoal.

Benefícios ambientais

  • Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA).
  • Reflorestamento com 25.000 plantas nativas de 72 espécies.
  • Educação Ambiental: A fábrica organiza visitas monitoradas de estudantes para conhecer as práticas ambientais da Dori.
  • Gestão dos recursos hídricos.

Benefícios econômicos

  • Incentivo à economia local: Geração de dez vagas de empregos.
  • Sítio Ouro Verde: Exploração econômica do eucalipto, por meio de técnicas de manejo com alta produtividade.
  • Geração de créditos de carbono.
  • Geração de valor para os negócios e clientes.
Quantidade de CO2e 0
Nº pessoas beneficiadas 0
0

Depoimentos sobre este projeto

Juiliano Conio Pimenta
Químico Ambiental da DORI

O objetivo principal da empresa foi migrar para uma fonte de combustível renovável, conseguindo uma redução significativa na emissão dos gases que provocam o efeito estufa.